Entrevista Primaz - Edernon Marcos: “Nunca senti que tivesse chegado o momento de ser candidato. E nunca alimentei esse desejo”

Compartilhe:

[wpusb layout="rounded" items="facebook, twitter, whatsapp, share"]

Na 14ª edição da Entrevista Primaz, recebemos Edernon Marcos Pereira, Secretário de Governo da Prefeitura Municipal de Mariana.

Graduado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Edernon já ocupou vários postos da administração municipal, sendo titular nas pastas de Planejamento, Administração, Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Rural em Mariana. Também ocupou o cargo de Secretário de Saúde no município de Contagem.

Na entrevista Edernon falou de sua atuação na administração pública, das transformações da política marianense e do trabalho de enfrentamento á pandemia da Covid-19, entre outros temas.

Confira alguns trechos da Entrevista Primaz com Edernon Marcos a seguir e assista (ou ouça) a íntegra da entrevista acessando os links.

*** Continua depois da publicidade ***
Dolphin_Banner
***

Nossa militância política começou nos movimentos estudantis, inclusive participando da criação de diretórios acadêmicos na UFOP. E já aos 18 anos me filiei ao Partido dos Trabalhadores.

A atuação no Poder Executivo, em Mariana, foi com os ex-prefeitos Celso Cota e Roque Camello, e também nos governos interinos de Raimundo Horta e Geraldo Sales, além de, mais recentemente, no governo de Duarte Júnior.

A gestão pública tem sim os seus segredos e suas especificidades. Mas a partir de quando você tem uma vivência no Poder Público, você consegue se adaptar às diversas faces da administração pública. Eu sempre digo que você não precisa ser médico para ser Secretário de Saúde, e nem engenheiro para ser Secretário de Obras. Você precisa ser bom gestor público.

Eu acredito que não possa ser um candidato meu, da minha vontade. As candidaturas têm que ser uma demanda coletiva. Mas eu nunca senti que tivesse chegado o momento de ser candidato. E nunca alimentei esse desejo.

O Secretário de Governo é responsável, especialmente, pela relação institucional com os demais poderes, com as lideranças políticas e comunitárias. E com a sociedade civil. Ele é um elo de ligação entre as diversas demandas e aspirações com o Poder Executivo. No caso de Mariana, ele também é o responsável pela comunicação institucional do município.

A política marianense mudou drasticamente. Antigamente tínhamos dois grupos hegemônicos e isso alterou muito porque a cidade ganhou uma dinâmica social muito diferenciada em relação aos anos 70, por exemplo. Os termos Direita e Esquerda [no sentido tradicional na cidade] estão praticamente em desuso.

É necessário que as administrações tenham sim essa ideia de continuidade [das ações] e da profissionalização dos servidores efetivos.

Eu sempre tenho um pé atrás em relação aos profetas do passado. No início da pandemia as ações eram extremamente elogiadas pela população de Mariana. Ou pelo menos pela maioria, até determinado momento.

Os tempos vindouros serão desafiadores, mas não serão só de más notícias. A população passará por maus momentos, mas teremos alguns motivos para comemorar e voltar a ter a possibilidade de sorrirmos juntos.

Veja Mais