Enquanto PDT confirma apoio a Newton Godoy, PSB decide esperar anúncio do candidato a vice
Convenções municipais foram realizadas na noite de ontem (10).
- Lui Pereira e Marcelo Sena
- 11/09/2020 às 13h12
Compartilhe:
Na noite desta quinta-feira (10), foram realizadas as convenções municipais do PDT e do PSB de Mariana. Os partidos não lançaram candidatos à Prefeitura, mas tomaram decisões diferentes quanto às estratégias das eleições majoritárias. O PDT definiu o apoio ao Cidadania, que deverá confirmar Newton Godoy como candidato a prefeito na próxima segunda-feira (14). Já o PSB, ainda que tenha dado indícios de apoio a Newton, decidiu só declarar sua posição depois da definição de quem será o candidato a vice-prefeito da chapa encabeçada pelo Cidadania.
Depois de PSTU e Rede Sustentabilidade registrarem suas candidaturas no início da semana, ontem (10) foram realizadas as convenções municipais de PDT e PSB. Além de confirmarem os nomes que disputarão uma vaga na Câmara de Mariana, os partidos tomaram decisões diferentes quanto às eleições majoritárias. Por isso, a reportagem da Agência Primaz compareceu às duas convenções e conversou com diretores e candidatos de cada sigla.
PDT
O Centro de Convenções Alphonsus de Guimarães foi o local escolhido pelo PDT para realizar sua convenção municipal. O partido, que tem dois vereadores na atual legislatura da Câmara, confirmou 13 candidatos ao Poder Legislativo em 2020. Para a majoritária, a sigla decidiu apoiar Newton Godoy, candidato do Cidadania.
Candidato a reeleição, o vereador João Bosco disse que seu trabalho foi demonstrado nos últimos 4 anos e se disse confiante para as próximas eleições. “Toda eleição é muito difícil, mas eu me preparei durante os 8 anos e estou muito esperançoso de retornar à Câmara porque o meu trabalho está visível por todos os cantos da minha região.”
A participação feminina no PDT pode ser representada pela candidatura de Priscila Tukoff à Câmara de Mariana. Priscila disse que a valorização do esporte é o ponto de partida de sua campanha. “O esporte é um elo de ligação. Quando eu defendo o esporte, eu defendo também a saúde, pensando numa construção integral do indivíduo; a educação, pois ajuda muito na disciplina”.
Juliano Barbosa, candidato a vereador e ex-secretário de Desenvolvimento Social do atual governo, defendeu o apoio ao Cidadania. “Apoiar o Newton é muito fácil. O que a gente espera agora é que o Cidadania se engaje na ideologia do PDT, que é bem participativa, bem democrática. Eu torço por um fator geral do PDT, pois com a mudança da própria forma de eleição, a gente precisa que todo mundo vá bem“.
*** Continua depois da publicidade ***
PSB
O PSB realizou sua convenção no Sindicato Metabase. Dois atuais vereadores são candidatos pelo partido: Ronaldo Bento e Fernando Sampaio, eleito pelo Republicanos. O partido confirmou 14 candidaturas para a Câmara Municipal, sendo dez homens e quatro mulheres. Uma das candidatas entretanto está sub judice, o que pode interferir nas pretensões do partido.
Para Vamberto Ramos, presidente da sigla, as ambições do partido são inicialmente manter as duas cadeiras na câmara municipal e eventualmente ampliar a participação do partido no legislativo. “Dependendo do arranjo da majoritária, através da escolha do vice, pode ser que tenhamos mais espaço, o que pode nos dar mais visibilidade nas eleições”.
Sobre as convenções, o presidente revelou a necessidade de esclarecimentos jurídicos aos candidatos devido às novas regras eleitorais e destacou a importância de avaliar a aplicação das cotas raciais que, por decisão do ministro Luiz Fux, deverá valer já para as eleições de 2020.
Sobre as eleições deste ano, o atual vereador e candidato Fernando Sampaio, espera uma situação bastante atípica em função da pandemia da Covid-19, “a dinâmica vai ser bem diferente né? Não acontecerão comícios, então o trabalho corpo a corpo será importante. Imagino que muita gente não permitirá que a gente visite suas casas também, então vamos ver como a coisa funcionará”.
Em relação ao possível apoio à candidatura de Newton Godoy e sua amizade com o pré-candidato Celso Cota, o candidato revela, “sempre apoiei o governo Du, também sou muito amigo de Celso, a política nos colocou em campos opostos, mas nossa amizade vai além disso”.
Veja Mais