Contra o capital e sem recursos, Chico Veterinário aposta nas redes sociais para convencer jovens e antigas abstenções em Mariana

Partido REDE teve as candidaturas deferidas na última semana, depois de susto por falta de certidão em 15/10

Compartilhe:

[wpusb layout="rounded" items="facebook, twitter, whatsapp, share"]
Chico Veterinário diz que vem sem dinheiro mas com muitas propostas para Mariana. Foto: Lui Pereira/Agência Primaz
Chico Veterinário diz que vem sem dinheiro mas com muitas propostas para Mariana. Foto: Lui Pereira/Agência Primaz

Na última semana, a REDE Sustentabilidade de Mariana conseguiu reverter a decisão judicial que indeferia todas as candidaturas do partido para as Eleições 2020. Com a decisão, Chico Veterinário, candidato a prefeito, retomou a campanha e, em entrevista exclusiva à Agência Primaz de Comunicação, comentou as estratégias de baixo custo para tentar convencer o eleitorado marianense.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

“Como uma paulada na cabeça”. Assim Chico Veterinário, candidato a prefeito de Mariana pela REDE, disse ter recebido a notícia de que o partido teve todas as suas candidaturas indeferidas pela justiça, no último dia 15, por ausência de documentos. Em entrevista exclusiva à Agência Primaz, o candidato falou sobre a retomada da campanha e, apesar da falta de recursos financeiros em comparação a outras chapas, acredita no poder das redes sociais para convencer os eleitores mais jovens da cidade.

“Contra o capital, meu irmão, a gente vai lutar. Tem duas formas de fazer: pela educação ou pela guerrilha. A gente faz, ainda, pela educação. Talvez, em um momento ou outro a gente até possa querer participar para mudar de uma forma mais radical.” (Chico Veterinário)

(In)deferimento das candidaturas da REDE

Chico Veterinário disse ter sido informado do indeferimento da candidatura algumas horas antes do debate eleitoral realizado pela Agência Primaz. Com isso, a chapa não participou do debate. “Veio como uma paulada na cabeça. Parecia uma tragédia da vida, porque nenhum candidato do REDE possui qualquer tipo de problema em qualquer esfera, seja na justiça comum, eleitoral ou na questão da esfera federal. A juíza indeferiu todos os candidatos porque faltava uma certidão para fins eleitorais da segunda instância, mas já tem uma decisão pacificada pelo TSE que coloca o seguinte: como elas são recursais, se não há nada na primeira instância, não teria na segunda. Aí nós entramos [com recurso] e recuperou-se toda a questão”.

*** Continua depois da publicidade ***

*** 

A REDE, as redes e a falta de recursos

A entrevista aconteceu na sede do Sindicato dos Servidores Municipais de Mariana (SindServ-Mariana), que também tem sido utilizada como comitê de campanha da REDE. Perguntado sobre isso, o candidato a prefeito esclareceu que, “na verdade, [o local] é a sede municipal do REDE”. De acordo com Chico, o partido cedeu parte de sua sede para o sindicato. Ao lado da chapa do PSTU, Chico Veterinário e Luiz Salles apresentam o menor poder econômico entre todas as declarações de bens apresentadas ao TSE em 2020. Diante desse desafio, Chico disse que a chapa aposta nas redes sociais para que suas propostas cheguem aos eleitores. “Primeiro que nós somos socialistas e acreditamos que uma sociedade melhor não se faz só com dinheiro. Saindo desse contexto mais geral, a gente não tem recurso, é isso. O REDE, por não ter dinheiro, usa ferramentas novas, estratégias novas. 95% da nossa estratégia é de redes sociais. Até por uma determinação legal quanto à pandemia de Covid-19”.

“Em Mariana tem esse pessoal que acha que tem recurso, mas está sempre se vendendo, se aliando a quem tem concessão de transporte, às grandes empreiteiras. Então eles estarão aliados e comprometidos com esse mesmo modelo.” (Chico Veterinário)

O candidato também lembrou o alto número de abstenções das últimas eleições em Mariana e espera convencer parte desse público para sair vitorioso. “Nas eleições passadas, nós tivemos 11 mil pessoas que deixaram de votar. Eu acredito que a perspectiva, pelo andar da carruagem, pode chegar até 20 mil, por causa das restrições quanto à pandemia, idosos e grupos de risco, e o jovem, com esse modelo que está imposto, tem também a resistência de votar. Então a gente precisa trabalhar esses grupos.”

“Nós não somos salvadores da Pátria. Não somos Midas de porcaria nenhuma, mas mostramos que existe a possibilidade real de fazer. Vamos mostrar pro jovem que ele pode votar pois existe uma opção propositiva.” (Chico Veterinário)

Chico espera que histórias de superação dele e de Luiz Salles, candidato a vice-prefeito, inspirem e convençam a juventude pobre de Mariana. Foto: Lui Pereira/Agência Primaz
Chico espera que histórias de superação dele e de Luiz Salles, candidato a vice-prefeito, inspirem e convençam a juventude pobre de Mariana. Foto: Lui Pereira/Agência Primaz

Chico Veterinário espera ainda que sua história de vida sirva de exemplo e sensibilize a juventude pobre e periférica de Mariana. “Queremos mostrar para os jovens que há esperança e nós somos a prova disso aqui. Nós somos dois trabalhadores, dois servidores públicos, que lutamos por condições e perspectivas. Eu vim de uma favela, o Luiz também veio de família pobre. Então a gente consegue mostrar que a gente estudou, com dificuldades, mas conseguiu sair daquele microcosmos que a gente vivia”, finaliza Chico Veterinário, candidato a prefeito de Mariana pela REDE.

LEIA OUTRAS NOTÍCIAS DA REGIÃO DOS INCONFIDENTES