Na tarde desta sexta-feira (15), o Hotel Providência foi palco de uma reunião institucional sobre o futuro do setor turístico em Mariana. O encontro reuniu o prefeito Juliano Duarte, secretários municipais e representantes da Associação Marianense de Turismo (MarianaTur) para a apresentação de uma pesquisa sobre o perfil socioeconômico e o nível de satisfação dos turistas que visitaram a cidade durante a última Semana Santa.
O levantamento, baseado em 300 questionários, revelou que Mariana atrai um público altamente qualificado e que teve um aumento de 600% no turismo, mas ainda enfrenta barreiras estruturais para consolidar seu crescimento sustentável.
Retrato do turista: Alta escolaridade e aprovação
Os dados apresentados mostram que Mariana é um destino de elite intelectual: 40% dos visitantes possuem ensino superior completo e 20% têm pós-graduação. A maioria é oriunda de Minas Gerais (45%), São Paulo (25%) e Rio de Janeiro (20%), com rendas mensais que se concentram majoritariamente acima de R$4.500.
O dado mais celebrado na reunião foi o índice de satisfação: 93% dos entrevistados afirmaram que pretendem retornar ou recomendar a cidade.
Apesar da vocação religiosa da data, o turismo histórico e cultural foi o principal motivo da visita para 47% dos turistas, superando o lazer (42%) e o motivo estritamente religioso (10%). A rede de hospedagem também foi um ponto forte, com 85% de avaliações entre "bom" e "ótimo".
Desafios estruturais e o "bate-volta"
Contudo, a reunião também expôs gargalos críticos. O maior desafio para o desenvolvimento turístico do município é a baixa permanência: 65% dos visitantes praticam o "bate-volta" e 63% não se hospedam na cidade.

Esse cenário é agravado por problemas de logística e infraestrutura. A sinalização turística interna foi classificada como ruim por 40% dos turistas, e a sinalização de acesso também recebeu críticas severas.
Durante as discussões, foram citadas dificuldades que impactam diretamente a experiência do visitante, como o trânsito pesado, a escassez de vagas de estacionamento e o fechamento precoce do comércio e de locais de visitação importantes, como igrejas e museus, muitas vezes antes das 14h no fim de semana.
Além disso, a ausência do Trem da Vale, historicamente um importante indutor do fluxo de turistas para a cidade de Mariana, soma-se à precariedade das estradas (avaliadas como regulares ou ruins por 50% dos usuários) como obstáculos para o setor. A previsão de retorno da Maria Fumaça é de pelo menos mais dois anos.
Pacote de ações para o turismo
Para responder a esses indicadores, o prefeito Juliano Duarte utilizou a reunião para anunciar uma série de medidas estratégicas: Em vistas de melhorar a atratividade e estimular a vida noturna da cidade, o prefeito confirmou que já existem recursos garantidos para a implementação da iluminação cênica de monumentos.
Além disso, o calendário de eventos passará por ajustes: o Festival de Inverno terá uma duração mais curta, de 15 dias ao invés de 30 buscando maior densidade e eficiência, enquanto o evento gastronômico Botecando terá sua segunda edição, já confirmada.
Para sanar um dos pontos mais críticos da pesquisa, Duarte anunciou a instalação de novas placas de sinalização, tanto nos acessos quanto na área urbana. Segundo o prefeito, o objetivo é modernizar a acolhida ao visitante. "A gente vai ter iluminação cênica e vai ter uma sinalização turística moderna, porque a última que tem aqui, Mariana, tem mais de 10 anos", destacou o chefe do Executivo durante a apresentação.
A voz do poder público e da iniciativa privada

Para os representantes da MarianaTur, a pesquisa é fundamental para "subsidiar o planejamento estratégico" e fortalecer a imagem da cidade como destino de excelência. A associação defende medidas como a criação de uma unidade da Guarda Municipal voltada ao turista e um plano de divulgação mais robusto.
O prefeito Juliano Duarte, ao analisar os indicadores de alta satisfação em contraste com os problemas de infraestrutura, destacou a necessidade de ação imediata. Refletindo o tom das discussões registradas, anunciou ser favorável à criação da divisão turística na Guarda Municipal e a contratação de uma agência de comunicação para apoiar as ações de divulgação de ações da prefeitura, tanto localmente, quanto no trabalho de divulgação do município para atrair mais visitantes.
O desafio a partir desses dados é converter o encanto do turista em permanência. “O turismo de Mariana cresceu mais de 600% de um ano para outro, mas tem o potencial de crescer muito mais ainda", pontuou o prefeito.
Ainda segundo o Executivo, os dados servirão de base para aprimorar a experiência do visitante e fortalecer a marca da primeira capital de Minas no cenário nacional.

