Na próxima quarta-feira, dia 27 de maio, estreia o Cinemitologia, projeto de extensão do departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto. A exibição do filme “O Retorno”, do cineasta italiano Uberto Pasolini, acontecerá às 19h no Instituto de Ciências Humanas e Sociais e será aberta ao público.
Universidade e comunidade
O projeto acontecerá uma vez por mês até o final do ano, em dezembro. O objetivo é usar o cinema mitológico como ponte para aproximar a universidade e a comunidade marianense, promovendo debates para o desenvolvimento do pensamento crítico sobre o audiovisual.
O projeto nasceu pensando em como os mitos, que foram transmitidos e ressignificados ao longo do tempo, podem também representar e explicar a forma como as pessoas viviam no passado e se comportam hoje em dia. E, para os criadores do projeto, é essencial que se desenvolva um olhar crítico-audiovisual em uma época marcada pelo consumo excessivo de imagens e vídeos.
“Esperamos contribuir para o fortalecimento da prática do cineclubismo, que acaba se enfraquecendo diante do consumo massivo das plataformas de streaming atualmente”
O Cinemitologia conta com o apoio do Instituto onde será realizado e da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFOP para que possam articular Mitologia, Cinema e Educação durante o desenvolvimento do projeto.
Odisséia
O primeiro filme escolhido para exibição foi “O Retorno” de Uberto Pasolini. A obra é baseada no conhecido poema de Homero, A Odisséia e conta a história do herói, Odisseu, voltando para seu reino após 20 anos guerreando.
De acordo com os responsáveis pelo projeto “nada mais apropriado que iniciarmos nossa mostra com um filme que realiza a transposição midiática de um dos filmes poemas mais antigos e conhecidos do ocidente.”
De acordo com Laisa, o filme foi escolhido por também apresentar uma abordagem intimista e humana de um dos poemas mais influentes do mundo ociedental e isso pode gerar debates especialmente interessantes para o resultado esperado.
“Fico muito animada pela oportunidade de aprender e trocar experiências com as pessoas que participarão dos encontros”
Versão podcast
Além dos encontros, os responsáveis pelo projeto farão uma série de 8 episódios, um a cada mês, sobre o filme exposto. Os episódios contarão também com a participação de convidados especialistas para conversarem sobre as mitologias propostas por cada obra exibida.
Sobre o projeto
Com a coordenação do professor Alexandre Agnolon e Edson Martins, estudiosos dos estudos clássicos, o projeto promete trazer um pouco mais da discussão mitológica para o cotidiano da cidade e nesta primeira edição, quem irá conduzir a discussão ,será o professor Alexandre.
Segundo a bolsista Laísa, “todos são muito bem vindos”, e caso o participante queira receber um certificado de participação, basta realizar a inscrição através do link.


