Nos dias 28, 29 e 30 de maio, os distritos de Maracujá e Coelhos receberão uma visita especial do projeto Teatro a Bordo. Pela primeira vez em Ouro Preto, a trupe traz espetáculos infantis gratuitos e abertos ao público. As apresentação passarão também pelas escolas municipais Padre Antônio Pedrosa e Ana Pereira de Lima.
Os espetáculos contarão com temas lúdicos como o brincar, a infância, memórias afetivas, e a importância da sustentabilidade e reciclagem para o mundo atualmente.
Sustentabilidade
A trupe Teatro a Bordo viaja pelo país com um caminhão-palco energizado a partir de painéis solares, este é um dos ideais do grupo. Em quase 20 anos de estrada, mais de 700 mil pessoas já assistiram suas apresentações.

A programação do final de maio contará com a apresentação de 2 espetáculos principais, o “Caixola de Histórias”, de autoria de Edivaldo Costa, Douglas Zanovelli e Cida Cunha, que por meio da música e da dança encanta o público pelas 5 regiões do Brasil e o curta-metragem animação “Ilha do Lixo”, dirigido por Elisa Guimarães que trata sobre o caminho do lixo até o oceano e os impactos da poluição nas águas brasileiras.
20 anos descentralizando o acesso à arte
A escolha dos distritos não foi por acaso, ela se dá com o “objetivo de descentralizar o acesso à cultura, oportunizando o acesso à ações culturais e oficinas em locais que normalmente não recebem iniciativas como essas”.
O projeto nasceu em 2007 no litoral de São Paulo, na Baixada Santista, pelas mãos de Talita Berthi e Douglas Zanovelli, artistas com uma longa trajetória no teatro de rua. Ao passar dos anos criaram parcerias com outros atores e juntos criaram uma identidade única para o Teatro a Bordo.
O projeto desenvolveu uma identidade artística própria, muito inspirada na cultura popular brasileira, nas histórias da tradição oral, na música, na palhaçaria e no teatro de rua, assim, criando espetáculos autorais pensados especialmente para dialogar com diferentes comunidades e públicos.
Confira a programação
28/5 (quinta-feira)
• 8h30 Espetáculo teatral “Sessão Solene – A Princesa e o Gigante”
• 10h Oficina de reciclagem (após o recreio)
• 14h Espetáculo
29/5 (sexta-feira)
• Cortejos de Chegança nas escolas
> 8h - E.M. Padre Antônio Pedrosa
> 10h - E.M. Ana Pereira de Lima
• Oficina de reciclagem
> 8h30 - E.M. Padre Antônio Pedrosa
• 16h Cortejo de Chegança nas ruas e praças – Saída da Praça do Maracujá
30/5 (sábado)
• 16h Teatro - “Sessão Solene – A Princesa e o Gigante”
• 17h Apresentação de artistas locais
• 18h Intervenção teatral “Recicla!”
• 18h30 Cinema - Exibição de curtas-metragens
• 19h Teatro “Caixola de Histórias”
(término às 20h)

