Notícias de Mariana, Ouro Preto e região
Artes: Nikolle Gandra/Agência Primaz
O podcast Memórias Primaz é dedicado ao resgate de aspectos históricos e culturais de Mariana, a Primaz de Minas Gerais. No episódio piloto, você fica sabendo sobre a motivação da ideia e conhece o conteúdo das temporadas.
Os primórdios das bandas de baile “The Rebels”, “Os Abutres” e “Os Incas” que, por quase duas décadas animaram os bailes de Mariana e cidades vizinhas.
Saiba como elas foram adquiridos os primeiros instrumentos, qual era a composição das bandas e os integrantes foram aprimorando suas qualidades musicais.
Nos primeiros anos de existência, ocorreram algumas modificações na composição das bandas e começaram a se apresentar com frequência, inclusive em várias cidades da região.
Depois das algumas mudanças de integrantes, cada banda foi construindo sua identidade própria em termos de repertório e, com essa consolidação, competiam para estarem sempre atualizadas em relação a equipamentos de som e de iluminação, sem esquecer de cuidar da imagem, com figurinos atualizados de acordo com a época.
O foco principal deste episódio são alguns aspectos dos relacionamentos internos entre os integrantes e também entre as bandas, aproveitando para introduzir a primeira intervenção de um entrevistado recente, que acompanhou de bem de perto a trajetória da banda The Rebels e, por consequência, dos Abutres e Incas.
Também são apresentadas gravações exclusivas de Cleber Antunes e Lalado, ex-integrantes dos Abutres.
Neste episódio damos voz a pessoas que, sem integrar as bandas The Rebels, Os Abutres e Os Incas como músicos, acompanhavam os bailes como “roadies”, fãs fervorosos e, até mesmo, com algum envolvimento emocional.
O foco do episódio foi fazer essas pessoas vasculharem suas memórias, conduzindo a depoimentos bastante interessantes, inclusive com toques de humor e nostalgia.
Neste episódio apresentamos uma contextualização de um período muito fértil da música brasileira, que coincide com a época das bandas The Rebels, Os Abutres e Os Incas, marcada pela realização de grandes festivais de música, em termos nacionais, e de uma grande profusão de eventos menores e amadores, em diversas cidades, incluindo Mariana e Ouro Preto.
Jorge Adílio, Paulo César, Jairo Antunes, Márcio Galvão e Edmundo Guedes nos apresentam histórias dessa época, incluindo as dificuldades relacionadas à severa censura implantada pela ditadura civil-militar de 1964.
Apresentamos mais alguns aspectos relacionados à contextualização política do período, em Mariana, e trazemos o marcante acontecimento que foi a conquista do título de Miss Minas Gerais e de Miss Brasil por uma marianense, coincidindo aproximadamente com o encerramento das atividades das bandas Os Incas e Os Abutres.
Neste episódio falamos sobre as últimas mudanças nos integrantes da banda The Rebels, chegando ao baile de debutantes, realizado na cidade de Conselheiro Lafaiete (MG), que marcou a possibilidade real de término das atividades do conjunto.
Retomamos o acontecido no baile de debutantes, realizado em Lafaiete, em 1979, para mais detalhes sobre as últimas apresentações públicas da banda The Rebels, e também ouvimos histórias sobre as atividades musicais de seus integrantes após a dissolução do conjunto.
Apresentamos depoimentos relacionados aos sentimentos dos ex-integrantes da banda The Rebels, em relação ao tempo de existência do conjunto. Também retomamos a participação de Celso Neves, Sueli Gomes, Marli Veisac, Luiz Raimundo e Rogério Braga, agora especificamente falando dessas lembranças e saudades daquele tempo, aproveitando para render nossas homenagens aos integrantes das bandas The Rebels, Os Abutres e Os Incas, que já não estão mais entre nós.