Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Orçamento doméstico familiar

“Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem como a acabar” (Lucas 14:28)

Os textos publicados na seção “Colunistas” não refletem as posições da Agência Primaz de Comunicação, exceto quando indicados como “Editoriais”

Compartilhe:

[wpusb layout="rounded" items="facebook, twitter, whatsapp, share"]

Responda com sinceridade: você consegue afirmar com exatidão quanto você gasta mensalmente com cada uma das suas despesas familiares? As suas diversas despesas mensais com alimentação, moradia, saúde, educação, transporte entre outras estão abaixo, acima ou dentro do previsto?

Se você tem isto tudo devidamente anotado e consegue responder a estas duas perguntas com exatidão, parabéns, por que o grande problema é que, infelizmente, a grande maioria das pessoas não tem nem noção do que estamos falando, por incrível que possa parecer!

Segundo dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio, CNC – o endividamento das famílias brasileiras atingiu 66,5% em outubro de 2020. Provavelmente esse índice tenha aumentado bastante com o agravamento da crise do Corona Vírus em 2021. Estudos indicam que os problemas financeiros são uma das principais causas de separação de casais. A falta de um orçamento doméstico contribui enormemente para o agravamento desse problema. Vejamos então, em um passo a passo, um método simples e prático, com base na Metodologia PDCA, (Planejamento – Plan, Execução – Do, Verificação – Check e Ação Corretiva – Action) que poderá ajudar a resolver o problema.

Comece fazendo uma pequena planilha dividindo sua movimentação financeira em dois grandes grupos: rendimentos e despesas. Rendimentos são a soma de todos os seus ganhos financeiros durante o mês. Anote esse resultado nessa planilha. Despesas são tudo aquilo que você gasta durante o mês relacionadas à alimentação, saúde, moradia, vestuário, educação, transporte, impostos, lazer, contas a pagar e outros que você julgar necessários, de acordo com a sua realidade. Anote criteriosamente todos os desembolsos que você fizer com estas rubricas durante o mês, por menor que sejam, cada um, na sua respectiva coluna. Acompanhe diariamente a relação entre o que você gasta e o restante que ainda possui para gastar, relativo aos seus rendimentos. Esteja muito atento à esta relação. Quanto mais próximo os gastos com relação aos rendimentos, maior deve ser a sua atenção!

Ao final do mês, some todas as despesas por grupos e também no total e subtraia esse total dos rendimentos. A regra máxima é que a soma total das despesas tem, necessariamente, que ser igual ou, preferencialmente, menor que os rendimentos, nunca superior, de acordo com a fórmula: R-D=0 ou > 0. Se você fizer com que isto funcione de fato, já será um enorme passo! A diferença positiva de valor entre os rendimentos e a soma total das despesas, se houver, deve ser guardada como forma de poupança.

No início do mês seguinte, utilize como parâmetro os valores dos rendimentos e das despesas do mês anterior para fazer a sua previsão orçamentária mensal, ou seja, o quanto você prevê que irá ganhar e o quanto você prevê que irá gastar durante o mês que se inicia com cada uma das rubricas e no total. Reveja criteriosamente os valores a serem gastos caso o que você for ganhar for inferior ao que você for gastar e faça os cortes necessários, por mais que doa. Nunca inicie um ciclo orçamentário se o que você for gastar for superior ao que você irá ganhar. Repita mensalmente esta operação e você terá sempre suas finanças sob controle.

Tem muita gente por aí construindo “torres” sem planejar os gastos. O resultado: endividamento, estresse, noites sem dormir, brigas, desintegração familiar e, às vezes, morte!

Planeje, execute, verifique e tome as ações corretivas rotineiramente para manter suas finanças em dia – PDCA!

Se você quiser se aprofundar nesse assunto, faça contato conosco. A Cesarius disponibiliza palestras e cursos relacionados a esse assunto.

Quem tem ouvidos que ouça!

(*) úlio César Vasconcelos, Mestre em Ciências da Educação, Professor Universitário, Coach, Escritor e Sócio-Proprietário da Cesarius Gestão de Pessoas

Contato: www.cesarius.com.br caesarius@caesarius.com.br

Veja mais publicações de Júlio Vasconcelos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *