Maratonar ou não maratonar uma série? Eis a questão
A Netflix solidificou essa tendência de “matar” uma série em uma só “sentada”. Mas, será que isso é algo positivo?
Os textos publicados na seção “Colunistas” não refletem as posições da Agência Primaz de Comunicação, exceto quando indicados como “Editoriais”
Ouça o áudio de "Maratonar ou não maratonar uma série? Eis a questão", de Kael Ladislau:
Há não muito tempo, me deparei com um ótimo vídeo do youtuber PH Santos que debatia sobre o ato de maratonar séries. Ele é categórico em dizer que os lançamentos semanais – um episódio por semana – é melhor do que ver toda a série em um só tempo.
Uma opinião que parece ir de encontro com o senso comum. E ele se debruça com muita categoria e fundamento sobre o seu pensamento. Recomendo, a quem interessar, assistir ao seu vídeo. O link está ali!
Quero, com a devida vênia, levantar a mesma questão. E, se me permitam, prolongar o debate.
O fato é que Netflix, bem como outros streamings, facilitam muito a vida do telespectador. Aquela ânsia em saber o próximo capítulo, ou o final da série, só na próxima semana ficou para trás.
Mas isso é bom, certo?
Nem tanto.
O fato é que, nitidamente, esse formato de maratonar uma série é algo vantajoso para a plataforma, já que o usuário permanece por mais tempo no streaming. Você pode transitar entre um episódio e outro quase sem perceber, já que a Netflix permite que se inicie um episódio logo após o outro de maneira automática.
Não é ruim. Mas, a quantas andam o debate sobre essas séries?
Bem como disse PH em seu vídeo, uma série gera debate e isso contribui com a sua qualidade. Exemplos não faltam. Quantas vezes você viu alguém discutir um episódio, por exemplo, de Lupin?
Aqui mesmo, eu já trouxe uma crítica sobre a série, mas de uma forma bem superficial para não estragar a experiência do leitor que ainda não tenha visto a série TODA.
É muito difícil debater com o máximo de aprofundamento uma série que se lança completa no catálogo. Diferente, por exemplo, de séries em que saem por capítulo e os exemplos mais fáceis de serem lembrados são os da Disney+.
O recente Loki, que faz referências aos filmes da Marvel, disponibiliza seus episódios semanalmente. E toda semana você pode encontrar pessoas falando sobre eles. Seja em Youtube, Sites, Fóruns e até mesmo nos seus grupos de WhatsApp.
Muita gente fala da série, com aprofundamento, e dissecando todas as referências.
E por que cargas d’água isso é importante para você?
Discutir uma série ou um filme ajuda a ampliar a experiência de um produto cinematográfico, ou televisivo, no caso. Muitas séries pedem isso. E esse movimento faz parte da cultura do entretenimento. E você pode fazer parte disso, se quiser.
Acessar uma coluna, aqui na Agência Primaz, por exemplo, para saber se vale a pena ou não assistir a um filme, ou a uma série, é válido. Procurar um blog ou um Youtube que lhe ajude a compreender ou a te indicar outros pontos de vista sobre uma obra, também.
Séries lançadas de uma vez só possuem essa possibilidade, é claro. Mas, você digerir episódio por episódio e ter tempo para isso, pode ser uma opção melhor.
O público ganha com isso. E a obra ainda mais. É muito fácil passar batido por uma série lançada de uma só vez. Fico com Lupin, mais uma vez.
A série acabou de ter a segunda temporada lançada na Netflix. São mais 5 episódios. A maioria do debate sobre a obra, eu posso apostar, não terá o aprofundamento que Loki, que ainda lança seus episódios a cada semana, tem.
Loki, aliás, muito facilmente ficará na memória do público a mais tempo que Lupin. É claro que existem outros fatores a serem considerados (o investimento em marketing da Disney e dos estúdios Marvel é muito maior, por exemplo).
Eu estou pedindo para que você, caro espectador de Modern Family, assista a um episódio por semana da série sendo que ela está ali pronta para ser consumida quantas vezes quiser em um dia?
É claro que não. O seu tempo e o seu passatempo são sagrados para mim e qualquer pessoa que goste e consuma conteúdos de entretenimento.
O que quero fazer, e talvez legislar por causa própria, é gerar o debate sobre a construção da experiência em se consumir séries com tempo, com calma. Degustando com prazer.
Algumas séries saem por semana e muita gente boa consegue contribuir para dar novos olhares a elas. Se permita assistir dessa forma, sem ter que esperar que saia todos os capítulos de uma vez. Acompanhe criadores de conteúdo em seus canais. Discuta episódio por episódio com um amigo que também assiste.
Eu tenho certeza que sua visão sobre a série será outra.