O que é sustentabilidade?
Os textos publicados na seção “Colunistas” não refletem as posições da Agência Primaz de Comunicação, exceto quando indicados como “Editoriais”
Compartilhe:
O termo sustentabilidade virou um modismo que é utilizado por vários formadores de opinião, empresários e políticos. E sendo um modismo cada quem usa de acordo com seus objetivos, independente do real significado do conceito.
Assim, pode-se vê-lo utilizado em muitos artigos e circunstancias para justificar diversas situações e projeto. Em geral ele está sendo utilizado como um certo compromisso em relação ao meio ambiente e ao respeito a natureza. Mas também usasse com certo oportunismo, para melhorar imagem das empresas e até vender mais mercadorias.
Desta forma, posso também dar a utilização que me parece mais adequada, de acordo com um projeto de verdadeira libertação de nosso povo e das potencialidades de nosso território.
Assim, acho que a sustentabilidade é o compromisso que se propõe ser justo com as pessoas e adequado com a sobrevivência de todos os seres vivos que temos na nossa natureza.
São, portanto, todas as iniciativas, que buscarem construir uma sociedade igualitária, com direitos e oportunidades iguais para todos os cidadãos, e em equilíbrio com os bens da natureza.
Em relação às nossas atividades especificas relacionadas com a agricultura, defender a sustentabilidade da produção, é defender uma forma de produzir sem agrotóxicos. Pois eles destroem a biodiversidade e são completamente contrários aos métodos sustentáveis.
É produzir com base em técnicas de produção agroecológicas, que aumentam a produtividade do trabalho e da terra, em equilíbrio com os bens da natureza.
É produzir de uma forma adequada às condições do clima, e que não provoquem alterações no seu ciclo natural.
É produzir alimentos saudáveis, sem venenos, sem exploração da mão-de-obra e sem agressões à natureza.
É produzir com relações humanas justas, que levem as pessoas que vivem no campo a terem uma vida feliz e em condições culturalmente desenvolvidas.