Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Saudade das olimpíadas? Confira 4 filmes esportivos disponíveis na Netflix

Há pouco mais de uma semana, os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 se encerraram, deixando um gostinho de quero mais que pode ser saciado no catálogo da Netflix.

Os textos publicados na seção “Colunistas” não refletem as posições da Agência Primaz de Comunicação, exceto quando indicados como “Editoriais”

Compartilhe:

Se as olimpíadas nos apresentam uma série de esportes ao longo de suas competições, o catálogo da Netflix nos mostra que muitas práticas são inspiradoras e dignas de filme. Literalmente.

Para matar a saudade dos jogos olímpicos, fique com um selecionado de 4 filmes que têm o esporte como tema e faça aí mais uma maratona olímpica.

O Divino Baggio

Se o nome Roberto Baggio nos remete a Copa do Mundo de 1994, quando o jogador italiano isolou a última cobrança da Azzurra dando o tetracampeonato a seleção brasileira, na velha bota ele representa um dos maiores ídolos do futebol nacional.

O jogador do rabo de cavalo tem uma história de superação incrível e uma identidade muito forte com a torcida italiana, rendendo uma idolatria que até hoje perdura e que o pênalti perdido no Rose Bowl não manchou.

Tendo esse lance como uma espécie de norte, o filme apresenta a busca de Baggio da realização do sonho de vencer o Brasil em uma copa, para vingar a tristeza que o pai sofreu com a derrota em 70.

Creed – nascido para lutar

Rocky Balboa já rendeu uma breve crítica nesse espaço, quando foi lembrado de grandes vencedores do Oscar presentes na Netflix. Algumas sequências do filme estão por lá, como o Rocky IV, quando vemos uma das cenas mais lendárias da saga de Rocky Balboa.

Mas, a indicação é Creed, um filme baseado nas consequências da luta de box entre Apollo Creed e Ivan Drago. Adonis, filho de Apollo, recorre ao aposentado Balboa para ser o seu treinador, que tem alguma relutância para aceitar a tarefa.

Além de um baita filme, Creed tem uma das mais memoráveis performances de Sylvester Stallone, que reencarna seu personagem com maestria. Se você já viu Rocky IV, com certeza gostará de Creed. Se não viu, não deve sentir falta, mas os quatro primeiros filmes da franquia estão lá, então aproveite para maratonar essa série clássica do cinema!

Ícaro

Agora, um documentário, aliás, vencedor de Oscar. Se você acompanhou as olimpíadas de Tóquio, percebeu que a Rússia não poderia usar seu nome, nem sua bandeira, nem seu hino ao longo dos jogos, sendo representada pelo Comitê Olímpico Russo (ROC na sigla em inglês).

Acontece que se trata de uma punição da Agência Mundial Antidoping, seguida pelo Comitê Olímpico Internacional, porque o país fraudou uma série de exames antidoping em competições esportivas.

Tá, mas e daí? O que a indicação tem a ver com isso?

A produção estadunidense acompanha um ciclista dos EUA que mergulha na rotina do esporte e do uso de doping para melhorar sua performance nas competições.

Para isso, ele se baseia em Lance Armstrong um dos maiores ciclistas da história que assumiu o uso dos anabolizantes para aumentar o desempenho e teve todos os seus títulos cancelados. Mas para tudo isso, o diretor Bryan Fogel recorre ao químico Grigory Rodchenkov que era o responsável pelo laboratório antidoping do COI.

Acontece que o químico acaba revelando segredos que envolvem o fornecimento de anabolizantes para a Rússia nos jogos de inverno de 2014, transformando o país num bicho papão de medalhas nas competições.

Se você não conhece a história, é melhor ir lá conferir para não estragar suas surpresas!

Um homem entre gigantes

Já aqui, temos a história do médico Bennet Omalu, vivido pelo grande Will Smith, que desafiou o que pode ser considerada a maior instituição esportiva, a NFL.

Baseado em fatos reais, Bennet descobriu em um corpo de um ex-jogador de futebol americano uma série de lesões cerebrais. Indo a fundo na investigação, ele descobriu se tratar de Encefalopatia Traumática Crônica, ETC, trauma causado por repetidas concussões.

Esse trauma vai deteriorando o cérebro da pessoa que o possui, além de ocasionar algo parecido com o mal de Parkinson, falta de memória, de equilíbrio, comportamentos agressivos, impulsivos e depressão.

O personagem de Smith associa esse trauma aos choques nas cabeça dos praticantes do esporte e acaba envolvendo a Liga Americana, que não quer envolver o lucrativo esporte em um escândalo. Confere lá e veja o quão dura é a vida de alguém que luta pela preservação da saúde contra o lucro esportivo.

Se deu saudade dos jogos olímpicos, esses filmes esportivos devem ajudar a matar. Mas vale lembrar que no próximo dia 24, os jogos paralímpicos se iniciarão e você poderá voltar a torcer pelos esportistas nacionais! Mas, até lá, dá pra matar essa minimaratona aqui, não é?

Picture of Kael Ladislau
Kael Ladislau é Jornalista graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
Veja mais publicações de Kael Ladislau

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *