Dorfromantik: um game para você relaxar e criar o seu mundinho
Os textos publicados na seção “Colunistas” não refletem as posições da Agência Primaz de Comunicação, exceto quando indicados como “Editoriais”
Compartilhe:
Pão, plantas e até argumentos para convencer aquele seu tio reaça a ir vacinar… Muita gente tem aproveitado o isolamento físico imposto pela pandemia para criar coisas novas. E aí, no caso dos estudantes de game design Luca Langeberg, Sandro Heuberger, Timo Falcke e Zwi Zausch, a criação deles em tempos de Covid foi o simpático joguinho Dorfromantik.
Desenhado e programado ao longo de 2020, logo após o início da pandemia mundial, Dorfromantik foi lançado em março de 2021 como um game do estilo city-building (criador de cidades), onde você junta pecinhas em forma de hexágonos com casas, florestas, lagos e linhas de trem para criar todo um universo totalmente seu.
O esquema é juntar o maior número de pecinhas com lados parecidos possível, como em um gigantesco quebra-cabeças vivo, e, com isso, subir a sua própria pontuação a cada rodada.
Custando pouco mais de R$ 20 na Steam — a maior plataforma de distribuição de jogos digitais para computadores (Windows, macOS e Linux) —, Dorfromantik, com sua paleta de cores sóbrias, trilha sonora relaxante e desenhos de cenários que remetem ao interior da Europa, é o tipo de game independente que vale cada centavo e minuto destinado à ele.
Ao contrário de joguinhos frenéticos como Free Fire, ou clássicos como Civilization, que também segue no estilo de construção de mundos em tabuleiros de hexágonos, Dorfromantik pode capturar sua atenção por um bom tempo não pela adrenalina, mas por meio da criatividade, já que o barato do jogo é planejar longas linhas de trem, conectadas à gigantescos lagos e planícies.
Como cada pecinha do tabuleiro é retirada aleatoriamente de uma espécie de “monte” de outras peças, o jogador precisa contar também com uma pitadinha de sorte para montar o seu tabuleiro gigante, o que faz com que cada partida seja bastante diferente uma da outra. Algo que, obviamente, ajuda a aumentar o vício em Dorfromantik.
Fomentada na incubadora pública DE:HIVE Game Incubator, a Toukana Interactive, empresa criada para ser o CNPJ por trás do jogo, é um bom exemplo de como o Estado pode servir como impulsionador de novos negócios quando atua de forma empreendedora com a sociedade. E os mais de 200 mil jogadores ativos na plataforma até o momento comprovam essa ideia e mostram o poder de fogo que tem a indústria de games independente.
Ah, e antes de acabar, como este é o primeiro artigo que escrevo aqui para a Agência Primaz sobre o universo dos games indie, deixe o seu comentário dizendo o que achou da dica e contando se instalou ou não o Dorfromantik em seu PC.
Requisitos mínimos para seu PC rodar o jogo:
Sistema operacional: Windows 7 ou mais novo
Processador: 2 GHz Dual Core (Intel / AMD)
Memória: 3 GB de RAM
Placa de vídeo: Nvidia GT550M | AMD Radeon R7/HD 5650 | Intel HD 520
Armazenamento: 500 MB de espaço disponível
Placa de som: Use a sua imaginação para criar efeitos sonoros próprios 🙂
Jogo indicado para crianças e adultos