Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sexta-feira, 22 de novembro de 2024

A importância do relacionamento interpessoal no trabalho

“O verdadeiro líder age de forma respeitosa, atenta e participativa junto aos seus liderados, identificando na raiz os problemas de relacionamento insurgentes e tomando as devidas medidas preventivas para que eles sejam resolvidos”. (Vasconcelos 2021)

Os textos publicados na seção “Colunistas” não refletem as posições da Agência Primaz de Comunicação, exceto quando indicados como “Editoriais”

Compartilhe:

Recentemente, foi divulgada na mídia uma notícia altamente dramática: um Porteiro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA de Belo Horizonte, no Bairro Cidade Jardim, matou a tiros a colega de trabalho, uma Vigilante de 46 anos de idade.

Segundo informações, o Porteiro entrou no vestiário, começou a agredir fisicamente a colega, pegou a arma que ela usava para trabalhar e atirou três vezes contra ela, que veio a óbitos logo em seguida. Testemunhas disseram que o Porteiro já vinha há algum tempo insatisfeito com trabalho e envolvido em um forte conflito com a colega. A causa do crime foi identificada como problemas de relacionamento interpessoal no trabalho.

Casos extremos como esse não são raros no ambiente de trabalho. A mídia divulga com frequência ocorrências como essa.

Em agosto de 2021, no Bairro Jardim Industrial, em Contagem, um Serralheiro esfaqueou e matou a o colega de trabalho por que tinham se desentendido sobre o a maneira que utilizavam para desenvolver o trabalho.

 Em julho do mesmo ano, no Bairro Industrial Paulo Camilo, em Betim, um trabalhador atingiu fortemente, também com facadas, um colega de trabalho por que se desentenderam no vestiário.

 Em agosto de 2020, uma mulher matou a colega de trabalho a golpes de tesouradas na loja em que as duas trabalhavam, no centro de Belo Horizonte, por desentendimentos durante o horário de trabalho.

Embora a grande maioria dos gestores não deem a devida atenção a esse aspecto, relacionamento interpessoal no trabalho é um tema de extrema importância dentro das organizações. Desmotivação, estresse, faltas, atrasos, mal atendimento, baixa produtividade e consequente queda de lucratividade e, em casos extremos como o citado acima, perdas fatais são a consequência de um ambiente corrosivo onde falta respeito, diálogo e espírito de equipe.     

Infelizmente, muitas outras ocorrências traumáticas similares às citadas acima estão acontecendo por aí e o interessante de se observar é que elas não acontecem subitamente, sem dar nenhum sinal. O ambiente de trabalho é um forte propulsor e as lideranças tem um papel fundamental nesse sentido. Os problemas, normalmente, começam com pequenas discussões e rixas, evoluem para agressões verbais, físicas e, infelizmente, desfechos traumáticos como os ocorridos. Lideranças diferenciadas atuam de forma proativa, já no processo de recrutamento e seleção, zelando pela contratação de profissionais competentes e equilibrados. Agem de forma respeitosa, atenta e participativa junto aos seus liderados, identificando na raiz os problemas de relacionamento insurgentes e tomando as devidas medidas preventivas para que eles sejam resolvidos.

Durante nossa vida profissional, passamos a maior parte do tempo no ambiente de trabalho, às vezes 12 ou até 14 horas diárias, quando não mais. Se esses momentos são momentos conflituosos e desgastantes, estamos desperdiçando a maior parte da nossa vida e as consequências podem ser desastrosas. Investir em um ambiente saudável de trabalho é sinal de sabedoria!

Quem tem ouvidos que ouça!

Se você quiser se aprofundar no assunto, faça contato conosco! A Cesarius é especialista no assunto!

Picture of Júlio Vasconcelos
Júlio César Vasconcelos, Mestre em Ciências da Educação, Professor Universitário, Coach, Escritor e Sócio-Proprietário da Cesarius Gestão de Pessoas
Veja mais publicações de Júlio Vasconcelos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *