Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sábado, 5 de outubro de 2024

Ikigai: Qual o seu propósito de vida?

“Nós não fomos convidados para sermos meros observadores passivos do mundo real, é necessário um propósito de vida, tornando-se protagonistas na construção de um mundo melhor para nós e nossos filhos”. (Vasconcelos, 2016)

Os textos publicados na seção “Colunistas” não refletem as posições da Agência Primaz de Comunicação, exceto quando indicados como “Editoriais”

Compartilhe:

Ikigai! Provavelmente, vocês nunca tenham ouvido falar desse termo, mas ele tem uma importância fundamental na vida das pessoas, tanto pelo aspecto pessoal, quanto pelo aspecto profissional.

Ikigai é um termo de origem japonesa que significa “razão de viver”. De acordo com os japoneses, todos nós temos um Ikigai. O desafio de descobrir qual é o seu Ikigai requer uma profunda e, muitas vezes, extensa busca de si mesmo. Essa busca é extremamente importante para trazer satisfação e significado para a vida, portanto, Ikigai é um estilo de vida que traz harmonia, longevidade e a satisfação plena nas diferentes áreas da vida, permitindo assim alcançar a razão de ser ou propósito para a sua existência.

A descoberta do Ikigai está fortemente embasada em quatro grandes pilares fundamentais. O primeiro deles está relacionado com a descoberta daquilo que você realmente ama fazer. Pare e reflita: será que você realmente ama o que faz ou está simplesmente fazendo por que precisa ganhar um salário no final do mês para sobreviver?

O segundo pilar, está relacionado com a descoberta das coisas que você faz bem, com fortes características de perfeição. Pare e reflita: será que você realmente, de forma concreta, faz bem o que faz ou simplesmente cumpre uma obrigação que lhe é imposta por um sistema ou por outra pessoa?

O terceiro pilar está relacionado com a descoberta das coisas que você é remunerado ou pode ser remunerado para fazer.  Pare e reflita: você sente que está sendo devidamente reconhecido e remunerado com o que faz ou sente-se injustiçado, mas continua fazendo por que entende que é assim que as coisas funcionam e não tem como mudar?

Finalmente, o quarto e último pilar está relacionado com as coisas que você faz ou poderia fazer que contribuem de forma significativa para o bem da humanidade. Pare e pense: será que o que o fruto do seu trabalho realmente contribui de forma efetiva e prática para que esse nosso mundo seja melhor ou não tem nada de contributivo? De que forma isso acontece?

A combinação desses quatro pilares entre si retrata o status em que você se situa. A combinação daquilo que você ama fazer com aquilo que você faz bem, é o que se chama Paixão. A combinação daquilo que você ama fazer e com o que o mundo precisa chama-se Missão. A combinação daquilo que você faz bem com um trabalho remunerado, chama-se Profissão e finalmente a combinação daquilo que o mundo precisa com um trabalho remunerado, chama-se Vocação.

O conceito de Ikigai, ou seja, a razão da sua existência, é uma combinação perfeita de Paixão, Missão, Profissão e Vocação, ou seja, você ama o que faz, faz bem, contribui para o bem da humanidade e ganha por isso. Essa condição é uma condição ideal que representa uma situação de vida plena, produtiva, significativa e agradável. Infelizmente, os estudos demonstram que são poucas os profissionais que conseguem atingir esse estágio. Existe um elevado número de profissionais que simplesmente deixa a vida os levar, esperando a aposentadoria chegar para fazer o que realmente gostam, perdendo tempo, atrapalhando a própria vida e a vida dos outros. Desmotivação, mal atendimento, retrabalho, perdas, estresse, absenteísmo, conflitos mal resolvidos, doenças ocupacionais são o resultado desse contexto no mundo do trabalho, sem levar em conta que alguns desses profissionais podem ter a vida interrompida antes da aposentadoria e acabam levando essa frustração para a eternidade. Responda com sinceridade: será mesmo que você não é um deles?

Quem tem ouvidos que ouça!

Se você quiser se aprofundar nesse tema faça contato conosco. A Cesarius é especialista no assunto!

Cesarius Gestão de Pessoas, investimento permanente no desenvolvimento do ser humano!

Picture of Júlio Vasconcelos
Júlio César Vasconcelos, Mestre em Ciências da Educação, Professor Universitário, Coach, Escritor e Sócio-Proprietário da Cesarius Gestão de Pessoas
Veja mais publicações de Júlio Vasconcelos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *