Oscar 2022: O que ver na Netflix?
A Netflix está consolidada como uma das principais produtoras no Oscar. Ela nunca esteve tão próxima de levar o principal prêmio da Academia como em 2022.
Os textos publicados na seção “Colunistas” não refletem as posições da Agência Primaz de Comunicação, exceto quando indicados como “Editoriais”
Compartilhe:
Foi-se o tempo que os estúdios clássicos de Hollywood dominarem a principal premiação da indústria do cinema no ano. 2022 mostra que não apenas os streamings têm sua força, como os jurados estão com os olhos cada vez mais fora de sua bolha (ainda que nem tanto).
Tem ficado comum, nos últimos anos, dizer que a Netflix é a favorita a levar o maior número de prêmios. Fato comprovado em 2021, quando levou sete estatuetas. Mas não levou o principal da noite, o de Melhor Filme, que ficou com Nomadland, de distribuição da Disney.
Esse ano poderá ser diferente. Ataque dos Cães não é só o filme com maior número de indicações, como é o franco favorito para Melhor Filme. A nomeação, ocorrida no último dia 8 de fevereiro, revelou 12 indicações ao longa.
O favoritismo de Ataque dos Cães se repete em Melhor Direção, com Jane Campion e na de Melhor Ator Principal, com Benedict Cumberbatch. Em Ator Coadjuvante, Kodi Smit-McPhee parece ser o favorito, mas dividirá votos com seu parceiro de cena Jesse Plemons, também indicado. Esposa de Jesse em cena e na vida real, Kirsten Dunst está nomeada em Atriz Coadjuvante.
Ataque dos Cães é um faroeste bem diferente dos clássicos do gênero. Sua narrativa é muito concentrada na construção dos personagens, o que justifica a indicação dos 4 principais atores do longa.
No entanto, não é exatamente um filme que pode encantar. Sua narrativa muito focada nessa construção de personagens não envolve tanta ação, e sim um clima de apreensão que envolve os nomes. O que não desqualifica, no entanto, a qualidade do filme, valendo cada um minuto do longa.
A Netflix ainda possui bons concorrentes ao Oscar. A Filha Perdida pode dar mais um prêmio a estupenda Olivia Colman, mesmo que sua “tarefa” não seja assim tão simples, devido à concorrência acirrada para Melhor Atriz.
Categoria que está Penélope Cruz de Madres Paralelas, de Almodóvar, filme que estreia dia 18 de fevereiro na Netflix. Ainda em atuações, Andrew Garfield aparece concorrendo em Melhor Ator Principal por Tick… Tick… Boom! também do streaming.
A Filha Perdida conta a história de uma mulher em férias que repassa sobre a sua maternidade enquanto observa — e se envolve — com uma jovem mãe na mesma praia que ela. Vale mencionar que o filme ainda rendeu indicação para Jessie Buckley em Atriz Coadjuvante, pelo papel da personagem de Colman mais nova — inclusive, seria um prêmio para lá de justo!
Já Tick… Tick… Boom! é a história do artista Jonathan Larson (na pele de Andrew) que aos 30 anos começa a ter crise de idade, em um comovente e divertido musical.
A Netflix também está representada na Categoria Melhor Animação, com A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas. Mas convenhamos: essa é uma das categorias de menor concorrência, quando vemos 3 filmes da Disney/Pixar e com franco favoritismo a Encanto.
Vale lembrar que Não Olhe Para Cima é outro longa indicado a Melhor Filme e que está na Netflix, com crítica aqui na Primaz.
A cerimônia acontece no dia 27 de março!