Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Democracia em crise

“Ditadores se travestem de salvadores da pátria, torturadores de defensores da justiça, corruptos em modelos de integridade, vilões em juízes e o perigo ronda à solta”... (Vasconcelos, 2022)

Os textos publicados na seção “Colunistas” não refletem as posições da Agência Primaz de Comunicação, exceto quando indicados como “Editoriais”

Compartilhe:

Sobre fundo branco, a logomarca da Agência Primaz, em preto, e a logomarca do programa Google Local Wev, em azul, com linhas com inclinações diferentes, em cores diversasde cores diversas
Fachada da Capela de Nossa Senhora da Boa Morte, Instituto de Ciência Humanas e Sociais - ICHS- da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Na escadaria, professores e professoras, alunos e alunas, servidores e servidoras da instituição, em ato de manifestação em defesa da democracia.

No dia 11/08/22 estive presente no Movimento em Defesa da Democracia promovido pelo Instituto de Ciências Humanas e Sociais – ICHS e pelo Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, no Campus do ICHS, em frente à Capela de Nossa Senhora da Boa Morte. Na ocasião foi lida a “Carta às Brasileiras e Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito” escrita no começo de julho por representantes da Faculdade de Direito da USP. Essa Carta foi inspirada na Carta escrita pelo Advogado, Jurista e Professor Goffredo da Silva Teles Júnior em 1977, no Largo de São Francisco da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, repudiando a ditadura militar. Fortemente influenciado pelo seu discurso, no ano seguinte, o Ato Institucional nº 5 foi revogado e no posterior veio a anistia.

Confesso que tive dois fortes sentimentos: um de emoção cívica por ver aquele monte de gente: estudantes, professores, acadêmicos, lideranças públicas e políticas e cidadãos em geral livremente externando de forma sensata e respeitosa seu repúdio com relação aos ataques que vem sofrendo nossa democracia. Outro de tristeza em pensar que depois de 45 anos precisamos novamente de vir a público para tal tipo de manifestação.

Às vezes fico me perguntando, sem nenhum partidarismo: será que uma miopia coletiva está tomando conta do povo brasileiro? Afirmar que não estamos sendo ameaçados no nosso Estado Democrático de Direito com tantas evidências extremadas e diuturnas? Afirmar que, no passado, não vivemos uma ditadura e que não houve abusos traumáticos de autoritarismo, ceifando vidas humanas? Será que a História com “H” maiúsculo, com as suas irrefutáveis evidências, é mentirosa? Os casos horripilantes de tortura com paus de arara e choques elétricos, de assassinatos, de desaparecimentos sumários de cidadãos e lideranças políticas, de inúmeros exilados foram simplesmente inventados? O mais incrível é que apesar de todos esses horrores, o General Brilhante Ulstra, reconhecido como um dos maiores torturadores do tempo da ditadura, ainda foi exaltado formalmente e em altos brados e chamado de herói em pleno Congresso Nacional! O pior surdo é o que não ouvir e o pior cego é o que não quer ver!

As eleições presidenciais estão chegando! Confesso que, nesse clima de terror que vem sendo implantado, começo a ter medo do que vem por aí! Um círculo do ódio está se formando e muitos ex-torturadores já devem estar atualizando seus currículos! Só não vê quem não quer ver!

O Supremo Tribunal Federal vem sendo constantemente atacado! Os ataques pessoais e institucionais estão tomando conta da mídia. O nosso voto eletrônico que é considerado um dos mais avançados do mundo, está sendo fortemente desacreditado e com riscos de intervenção militar! O difícil de entender é que se ele não é confiável, como o próprio Presidente da República foi eleito Deputado durante 27 anos e empossado como Presidente através dele? Se de fato o sistema eletrônico não é confiável, então teremos que concluir que o nosso Presidente é uma farsa e não só ele, mas também todos os outros políticos que foram eleitos através desse sistema durante todos estes anos, quer sejam de direita, de esquerda, de centro ou de qualquer outro lado. Com certeza, se chegarmos a tal ponto, o que é um absurdo, vamos ter que acabar com a nossa democracia! Que venha então a ditadura, onde não existem votos, quer sejam impressos ou eletrônicos e muito menos liberdade de expressão, que é o que muitos sub-repticiamente estão querendo! Agora, nesse exato momento, descobri que inventaram, em um maniqueísmo-dualista exacerbado, uma “Guerra Santa”, uma luta do bem contra o mal! Será que vamos retroceder à idade média com as Cruzadas e o Santo Ofício? Que Deus nos acuda, porque muitas cabeças vão rolar de novo!

Quem tem ouvidos que ouça!

Cesarius Gestão de Pessoas, investimento permanente no desenvolvimento do ser humano.

Picture of Júlio Vasconcelos
Júlio César Vasconcelos, Mestre em Ciências da Educação, Professor Universitário, Coach, Escritor e Sócio-Proprietário da Cesarius Gestão de Pessoas
Veja mais publicações de Júlio Vasconcelos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *