Projeto “Repensando Mariana”: Pensando fora da caixa
“Crescimento sem desenvolvimento é sinal de miséria”. (Vasconcelos, 2023)
Os textos publicados na seção “Colunistas” não refletem as posições da Agência Primaz de Comunicação, exceto quando indicados como “Editoriais”
Compartilhe:
Recentemente, tomei a iniciativa de lançar nas minhas redes sociais o Projeto que denominei “Repensando Mariana”. Esse Projeto é de caráter voluntário e tem por objetivo o lançamento de ideias inovadoras, estruturais, estratégicas e incrementais que venham a contribuir para o desenvolvimento econômico, social, ambiental e cultural do Município de Mariana. O princípio fundamental é pensar fora da caixa e deixar de lado a politicagem e as discussões e acusações vazias, inúteis e desrespeitosas e focar na implantação de melhorias para a nossa cidade. Todo cidadão que queira contribuir, pode e deve participar! É só utilizar o espaço e lançar a ideia! O público-alvo beneficiado somos todos nós, independentemente de qualquer ideologia partidária. Os responsáveis pela execução serão os representantes dos Poderes instituídos, que tem autoridade e recursos para a implantação, bastando para isso lisura, boa vontade, iniciativa e competência. Recursos financeiros, com certeza não faltarão, visto que além dos já existentes, somam-se as perspectivas alvissareiras de aumento significativo de receitas referentes aos processos do rompimento da Barragem de Fundão, que correm na Justiça. Evidentemente que quanto maior a adesão da população, maior a pressão por resultados! O poder da democracia é incomensurável quando um povo maduro resolve exigir de forma objetiva, prática, respeitosa e consciente que seus representantes cumpram o que lhes é exigido pela Constituição. Boas sementes lançadas em solo fértil, com certeza, geram bons frutos!
A proposta é que ao final de um período de seis meses tenhamos um rol de sugestões sustentáveis listadas e que deverão ser formalmente encaminhadas ao Chefe do Executivo para análise de viabilidade e execução, de forma bem planejada e estruturada. Evidentemente que se espera que algumas ações já possam e devam ser implantadas de imediato!
Mariana tem um potencial enorme de desenvolvimento e esse é o momento para investir estrategicamente e de forma consciente. Temos um passivo enorme nesse sentido! Algumas ações precisam urgentemente serem colocadas em prática: a criação do Distrito Industrial com a diversificação econômica está atrasada há décadas, o Pico da Cartuxa, com seu fantástico potencial de turismo ecológico, esportivo e religioso ainda é muito mal explorado, o Pico do Itacolomi, que está dentro do território marianense, é simplesmente ignorado, o centro histórico, um museu ao ar livre, apresenta sérias deficiências em termos de infraestrutura e recepção aos turistas, o turismo rural praticamente inexiste! E, infelizmente, por aí vamos caminhando de forma caduca e mal estruturada! Muito tempo e dinheiro já foi desperdiçado com obras faraônicas e maracutaias durante todos esses anos! Que venham novos tempos!
Como dizia o nosso saudoso Dom Helder Câmara: “Nada de sonhar pequeno! Gosto de pássaros que se apaixonam pelas estrelas e voam em sua direção até cair de cansaço”…
Quem tem ouvidos, que ouça!
Cesarius Gestão de Pessoas, investimento permanente no desenvolvimento do ser humano!