Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sexta-feira, 20 de setembro de 2024

O tesouro de Midas

Os textos publicados na seção “Colunistas” não refletem as posições da Agência Primaz de Comunicação, exceto quando indicados como “Editoriais”

Compartilhe:

Sobre fundo branco, a logomarca da Agência Primaz, em preto, e a logomarca do programa Google Local Wev, em azul, com linhas com inclinações diferentes, em cores diversasde cores diversas
Foto: Polina Tankilevitch/Pexels

Ler. Sim. O tesouro máximo se encontra na capacidade de interagir, da forma mais íntima, com a palavra escrita. A primeira máquina do tempo jamais criada, ler um bom livro nos permite, de forma direta, obter uma conversa com indivíduos que já partiram desta para melhor. Por si só, tal benefício já seria capaz de convencer qualquer um em engajar em leitura, afinal de contas, conversas com Napoleão, Platão, Ayrton Senna, Da Vinci e outros tantos humanos fantásticos, são completamente possíveis a partir dos livros e certamente, muito interessantes. Mas e se eu te dissesse que estes são os benefícios mais superficiais da leitura? E se eu te dissesse que existem pesquisas científicas robustas, que conseguiram observar efeitos positivos da leitura na saúde humana? Pois é verdade! Logo de início, uma pesquisa realizada pela Fisher Center for Alzheimer’s Research Foundation descobriu que a leitura auxilia na prevenção da doença de Alzheimer e da demência. Sendo elencada como atividade cognitiva mais frequente ao longo de toda a vida, a leitura tem uma associação com menor declínio cognitivo na vida tardia. A pesquisa é tão abrangente que foi realizada durante o percurso de toda a vida de alguns indivíduos, desde o jardim de infância, observando então que, se você ler muito durante toda a vida, terá muito menos probabilidade de ter demência e que a manifestação do Alzheimer é mais lenta, então é mais provável que você viva por mais tempo sem ter que lidar com alguns dos efeitos dessas doenças.

Outro ponto positivo a ser considerado é de que a leitura tem o benefício de tornar o leitor em uma pessoa mais empática. A leitura de ficção tem mais capacidade de influenciar positivamente nas habilidades sociais do leitor, como a empatia, melhora interações sociais e o torna mais apto socialmente aumentando assim a inteligência de maneira positiva. A Universidade de Living, em Liverpool – Inglaterra, indica também que a leitura é capaz de fazer de você, uma pessoa mais feliz. No estudo, leitores em geral eram menos estressados e menos deprimidos, com uma média mais alta de satisfação, não apenas com suas vidas, mas principalmente de sua autoestima.

A leitura te faz parecer mais inteligente, uma vez que o seu vocabulário se torna muito mais abrangente. Um estudo explica os efeitos da leitura em alunos do primário em comparação com alunos da quarta série, indo até à oitava e décima série, respectivamente. Com base em sua capacidade de leitura, mostrou que os leitores acima da média experimentaram uma taxa mais alta de domínio vernacular do que os leitores médios, ao longo do seu período na escola. Quanto melhor você lê, mais você lê e muito maior é a probabilidade de você ter um vocabulário mais avançado! Isto é muito importante, pois como o leitor pode suspeitar, existem vários outros estudos que apontam muitos indícios de que o domínio do vocabulário está intimamente ligado ao sucesso na vida, em seus mais variados campos.

E é claro, que a leitura não somente faz você parecer mais inteligente, mas ela legitimamente te torna mais inteligente! Na Universidade Carnegie Mellon, nos EUA, um estudo provou que houve criação de substância branca no cérebro das crianças, que por sua vez, foi reprogramado. A substância branca é composta de pacotes de processos de células nervosas mielinadas (ou axônios), os quais conectam diversas áreas de substância cinzenta (os locais dos corpos celulares nervosos) do cérebro umas às outras e mandam impulsos nervosos entre neurônios.

Nesta pesquisa, crianças entre 8 e 10 anos foram submetidas a 100 horas de treinamento de leitura. Após este treinamento, um exame indicou que havia um crescimento desta matéria branca no cérebro e que a mesma passou a transmitir sinais com maior eficiência e que também as crianças passaram a ler melhor. Tal pesquisa indica que, algo relativamente simples, como um treinamento de 100 horas de leitura, pode reprogramar o cérebro infantil de tal forma a torná-lo mais inteligente! Outro estudo mostrou que leitores, independentemente do seu nível de leitura, quanto mais engajam no ato de leitura, mais facilidade possuem em desenvolver habilidades intelectuais, independente do nível de suas habilidades gerais.

Eis o grande tesouro da leitura. Uma habilidade que jamais pode lhe ser tomada, que lhe garante além do prazer e estímulo do aprendizado através de sua prática, como transforma positivamente a sua experimentação da vida, protege de efeitos negativos de doenças sérias, aumenta a alegria e mitiga efeitos de depressão e do isolamento social. O Tesouro de Midas, que transforma tudo o que os olhos tocam em riqueza pura e infinita.

A Biblioteca Pública Benjamim Lemos está aberta para todos, nos dias de semana, das 08:00 até às 17:00, na Rua Barão de Camargos, 59, bem pertinho do Jardim. E aí? Vamos ler um livro?

Picture of Alexandre Amorim
Alexandre Amorim é mineiro, pai e defensor da utilização de novas tecnologias em prol da liberdade, educação e desenvolvimento cultural da comunidade de Mariana. Estudante perpétuo, é orgulhosamente um bibliotecário e acredita no impacto positivo da leitura para o futuro.
***

Leia mais publicações de colunistas da Agência Primaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *