Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é sábado, 5 de outubro de 2024

Editorial: Agência Primaz - Ano 3

Os textos publicados na seção “Colunistas” não refletem as posições da Agência Primaz de Comunicação, exceto quando indicados como “Editoriais”

Compartilhe:

[wpusb layout="rounded" items="facebook, twitter, whatsapp, share"]

Durante o mês de março de 2019, fiz intensa divulgação do lançamento da Agência Primaz, previsto para o dia 02 de abril, na expectativa de realizar o sonho, acalentado nos dois anos anteriores, de fazer radiojornalismo voltado para Mariana e região, visando aproximar a população dos fatos e acontecimentos cotidianos e abrindo um espaço de análise crítica dos assuntos de maior interesse coletivo. Na ocasião eu já havia entendido que esse desejo não seria materializado no formato originalmente imaginado, mas poderia ser viabilizado de uma outra forma, unindo o jornalismo online e um formato de podcast, com notícias diárias de Mariana e da Região dos Inconfidentes.

Em virtude de minha inexperiência no assunto, aliada a um problema de falta de entrosamento com a empresa contratada para hospedar o site da Agência Primaz, o sonho do lançamento, há exatos dois anos, acabou em frustração. Com a primeira edição do Jornal Primaz, descobri que o site não estava funcionando e fui obrigado a divulgar o áudio apenas pelas redes sociais, acompanhado do Editorial nº 1, que falava, justamente, do lançamento do site da Agência Primaz de Comunicação.

Seguiu-se uma árdua batalha, passando pela publicação, no dia 06 de abril, de um Comunicado que relatava a dificuldade de retomada das atividades, devido a “uma grande instabilidade do site, com recorrentes apagões e inconstâncias de possibilidade de acesso observadas em diferentes dispositivos e navegadores”.

Finalmente, em 15 de abril, conseguimos resolver os problemas e publicamos duas reportagens, o editorial Retomada de Percurso, bem como a edição nº 02 do Jornal Primaz. Na ocasião, a Agência Primaz contava com a colaboração de duas alunas de Jornalismo, que tanto apuravam as pautas, quanto redigiam os roteiros, gravavam os áudios e faziam comigo a edição do Jornal Primaz.

E assim seguimos até 26 de junho, tendo produzido 37 edições do Jornal Primaz e 73 publicações, envolvendo editoriais, matérias jornalísticas e colaborações de amigos e amigas que se dispuseram a escrever textos sobre os mais variados assuntos. Um desses editoriais, publicado no dia 26 de junho, teve o título “Murro em ponta de faca”, no qual relatei a falta de perspectivas de sustentação econômica do projeto Agência Primaz, em decorrência das dificuldades econômicas enfrentadas pela população marianense.

Mas o sonho ainda não estava definitivamente sepultado e continuei, sozinho e com contribuições esporádicas de dois ex-colegas, a acompanhar os acontecimentos em Mariana.

Iniciei 2020 com a esperança de um ano promissor, de recuperação e possibilidade de retomada plena do projeto, visitando possíveis anunciantes, reformulando o site, agora com a colaboração desinteressada de dois outros amigos que também acreditavam no sonho.

E aí, novo choque, com a chegada da pandemia da Covid-19. Porém, ao contrário do ano anterior, a força e a coragem dos novos companheiros aumentaram nossa fé na possibilidade de fazermos jornalismo regional com seriedade, responsabilidade e independência. Amigos e amigas nos encorajaram e, mesmo com todas as dificuldades, conseguimos persistir e mostrar nosso empenho, inclusive com uma cobertura aprofundada das eleições municipais, realizando, de forma inédita, um debate entre as chapas concorrentes à Prefeitura Municipal de Mariana, além de entrevistas transmitidas ao vivo, com a quase totalidade dos postulantes às prefeituras da Região dos Inconfidentes.

Animados com essa possibilidade de consolidação, agregamos jornalistas, estagiários e estagiárias e, mesmo com o recrudescimento e agravamento da situação, iniciamos 2021 firmes em nosso propósito, estendendo nossa cobertura também às cidades de Itabirito e Ouro Preto.

Hoje, 02 de abril de 2021, a Agência Primaz completa dois anos de existência e encara seu Ano 3 como um novo desafio.

Mas só chegamos a esse ponto com a participação, parceria e incentivo de inúmeros amigos e amigas. Citar todos e todas seria difícil, além de corrermos o risco de cometer injustiças. Assim, fazemos homenagem a apenas uma pessoa, representando nela nosso agradecimento a todos e todas que participaram desta jornada ainda em curso.

Uma das maiores incentivadoras do projeto Agência Primaz foi Alessandra Alves, jornalista que, infelizmente, sucumbiu ao novo coronavírus. É dela uma das vozes das vinhetas utilizadas no Jornal Primaz e esperamos que, em sua homenagem, possamos retomar esse formato em breve.

Obrigado Alessandra, por tudo que você representou para a criação e implantação da Agência Primaz de Comunicação. Descanse em paz e, se for possível, por favor vele por nós.

(*) Luiz Loureiro é jornalista graduado pela UFOP, fundador, sócio proprietário e editor chefe da Agência Primaz de Comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *