Notícias de Mariana, Ouro Preto e região

Hoje é segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Desenvolvimento de lideranças e equipes

“O verdadeiro líder não é aquele que não comete erros, mas sim aquele que os comete, é humilde, reconhece-os, sabe pedir perdão e trabalha no firme propósito de melhorar a cada dia a sua performance” (Vasconcelos, 2022)

Os textos publicados na seção “Colunistas” não refletem as posições da Agência Primaz de Comunicação, exceto quando indicados como “Editoriais”

Compartilhe:

João Pareto era um Engenheiro recém-formado que tinha conseguido um excelente emprego de Gerente em uma grande empresa da sua região para liderar uma equipe de 12 empregados no seu departamento. Feliz e entusiasmado com a grande oportunidade, achou que ia tirar de letra o desenvolvimento do seu trabalho, visto que na faculdade tinha as melhores notas e era considerado o melhor aluno da sala. Infelizmente, com o passar do tempo, começou a observar que a coisa não era bem assim! Logo nos primeiros meses começaram a surgir conflitos mal resolvidos e frequentes com os membros da sua equipe, seguidos de discussões, bate-bocas, advertências e até algumas demissões. O clima realmente não estava nada bom e foi piorando gradativamente. Ele era um expert em planejamento, projetos, cálculos e operação de equipamentos e outras competências técnicas, mas liderar pessoas era um tremendo obstáculo. Na faculdade não o tinham ensinado essa disciplina!

Com o passar do tempo, o problema foi se agravando e muito! A pressão da chefia por aumento de produtividade era enorme e a resistência e reclamações dos subordinados com relação ao excesso de autoritarismo e falta de respeito começou a tomar proporções insuportáveis. Sentia-se como um hambúrguer no meio do sanduíche, pressionado pelos dois lados: de cima pelos superiores e de baixo pelos subordinados! Diante de tal quadro, começou a não se alimentar direito, dormir mal e ter reações explosivas, com picos de estresse, entrando em um ciclo vicioso sem retorno, a cada dia. Inteligente que era, apesar dos problemas, percebeu que precisava tomar uma providência, caso contrário iria acabar tendo problemas sérios de saúde! O maior desafio era descobrir o que fazer para sair daquele inferno!…

Casos como esse do João Pareto, infelizmente, são muito comuns no mundo do trabalho. Esses profissionais saem da faculdade como excelentes técnicos, mas com sérias deficiências em termos de lideranças de equipes. O lado bom da história é que existem consultores experientes e capacitados que podem ajudá-los e às pessoas que estão vivendo problemas semelhantes a resolver esses problemas. Um dos primeiros passos é investir no auto desenvolvimento, fazendo um bom Mapeamento de Competências. Existem estudos que indicam que os líderes de sucesso dominam uma série de vinte competências básicas tais como comunicação, assertividade, inteligência emocional, tomada de decisão, priorização, administração do tempo, sociabilidade entre outras, que podem ser desenvolvidas por qualquer profissional, desde que estejam abertos e se comprometam com essa tarefa. O Mapeamento de Competências é uma ferramenta que identifica claramente quais dessas competências ele domina bem e quais ele precisa desenvolver, além de disponibilizar um plano de ação para que ele as desenvolva.

O segundo passo pode ser o desenvolvimento de um Diagnóstico de Equipe, uma ferramenta clássica na área de consultoria. Esse Diagnóstico envolve aspectos como definição e convergência de objetivos, delegação, participação, comunicação, solução de problemas, resolução de conflitos, criatividade, confiança e avaliação, identificando com clareza onde estão os problemas e como resolvê-los.

Evidentemente, que essas ferramentas não funcionam como uma varinha mágica que com um simples toque resolve da noite para o dia os problemas de liderança mas, com toda certeza, se aplicadas de maneira correta e com comprometimento e persistência na linha do tempo, de forma estratégica e contínua, trazem excelentes resultados para aqueles que estão em situação semelhante a do João Pareto ou que precisem de investir em melhoria de performance.

Os líderes têm um papel fundamental dentro de qualquer organização e, quando devidamente capacitados e monitorados para conduzir bem seus liderados, são uma fonte profícua de aumento de produtividade e lucratividade. Jacob Morgan, escritor e autor do livro “The Employee Experience Advantage”, analisou 252 companhias e concluiu que aquelas que se preocupam e investem de forma estratégica no desenvolvimento de seus colaboradores possuem receita 02 vezes maior e lucro 04 vezes maior em relação às demais, portanto, se você quer aumentar a sustentabilidade financeira do seu negócio, invista nos seus colaboradores!

Quem tem ouvidos que ouça!

Se você quiser investir no desenvolvimento de suas lideranças e equipes, faça contato conosco. A Cesarius é especialista no assunto!

Picture of Júlio Vasconcelos
Júlio César Vasconcelos, Mestre em Ciências da Educação, Professor Universitário, Coach, Escritor e Sócio-Proprietário da Cesarius Gestão de Pessoas
Veja mais publicações de Júlio Vasconcelos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *