Editorial: 3 anos da Agência Primaz
Os textos publicados na seção “Colunistas” não refletem as posições da Agência Primaz de Comunicação, exceto quando indicados como “Editoriais”
Compartilhe:
“Acompanhe agora mais uma edição do Jornal Primaz, com as principais notícias de Mariana e região.”
“Terça-feira, 02 de abril de 2019. Eu sou Ingrid Achiever e esta é a edição inaugural do Jornal Primaz.”
“Eu sou Luiz Loureiro e estas são as principais notícias da edição de hoje.”
Com abertura da inesquecível Alessandra Alves, foi assim que eu e Ingrid Achiever iniciamos a primeira edição do Jornal Primaz que, juntamente com o editorial “Estamos chegando”, marca o lançamento do site da Agência Primaz, há exatos dois anos. Mas a história não foi bem assim, porque depois de três meses de preparação, um problema técnico com a regularização do domínio, resultou na necessidade de divulgar os áudios e o texto do editorial apenas pelas redes sociais.
Mas, enfim, depois de algum tempo, os problemas foram resolvidos e pudemos dar continuidade ao projeto que completa 3 anos hoje, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas nesse período.
Portanto, é com imensa satisfação que estamos dividindo esse momento com as pessoas que nos acompanham, agradecendo a todos e todas pelo apoio e incentivo, bem como apresentando uma espécie de prestação de contas, um balanço desses 1.096 dias de atividades, sempre prezando pela seriedade, responsabilidade e independência no fazer jornalístico aqui na Região dos Inconfidentes.
Relembrando abril de 2019, algumas coisas mudaram, outras não, permanecendo as mesmas desde então. Na edição inaugural do Jornal Primaz, as principais notícias se referiam à decretação e anulação, quase imediata, de calamidade financeira no município de Mariana. Neste aspecto, a despeito da pandemia, a situação melhorou sensivelmente, considerando-se que a Administração Municipal vem batendo recordes sucessivos de arrecadação. Por outro lado, também noticiamos que a empresa Transcotta havia publicado um comunicado anunciando cortes nas linhas distritais de Santa Rita Durão, Goiabeiras, Águas Claras e Furquim, incluindo a previsão de cancelamento total de algumas delas. Se hoje, 02 de abril de 2022, temos o Tarifa Zero implantado em Mariana, mesmo que em caráter experimental, de certo modo as coisas não evoluíram no âmbito das demais cidades da Região dos Inconfidentes. Recentemente, a empresa Consórcio Real anunciou a mesma medida, igualmente vetada pela Justiça, mas fazendo com que a Prefeitura de Ouro Preto remetesse à Câmara Municipal um projeto de lei de concessão de subsídios, a exemplo do que já havia ocorrido em Itabirito poucas semanas antes. Ou seja, transporte público, na Região dos Inconfidentes, ainda é um problema que não foi totalmente solucionado.
Assim como a questão do transporte, o saneamento também foi, e continua sendo, um problema desde antes de 2019, mesmo com os sucessivos anúncios de implantação de novas redes e de construção de estações de tratamento.
Mas o objetivo deste editorial não é discutir os problemas da cidade, e sim relembrar o trabalho desenvolvido pela Agência Primaz. Mesmo com as dificuldades que, pouco depois do início, marcaram a suspensão do Jornal Primaz, mesmo com a pandemia e tantos outros percalços, ainda estamos aqui, firmes em nosso propósito. Pelas publicações do site passaram colaboradores dedicados e competentes, desde colunistas a jornalistas e estagiários de jornalismo, empenhados em construir uma reputação de veículo de informação confiável e comprometido com os anseios de quem procura um jornalismo que adota como valores a ética profissional, o respeito ao público e às fontes e o compromisso com a verdade.
É com esse espírito que, mais uma vez, manifestamos nosso agradecimento a todos e todas, esperando que continuem nos prestigiando pelos próximos anos. Para comemorar o 3º aniversário da Agência Primaz, prometemos algumas novidades para o mês de abril. Entre elas, o retorno da Entrevista Primaz e a transmissão do ciclo de debates sobre os desafios do jornalismo regional, com 4 edições ao vivo, uma por semana, com a mediação de professores do Curso de Jornalismo da UFOP e participação de profissionais que atuam ou atuaram na Região dos Inconfidentes.
E esperamos que ainda possamos comemorar essa data muitas e muitas vezes, sempre em companhia da população da Região dos Inconfidentes, nosso berço e nosso foco principal de interesse jornalístico. Confiantes nesse futuro, hoje e nos seguintes 364 dias, o site da Agência Primaz passa a exibir, no canto superior esquerdo a marca “Primaz – Ano 4”.