Mariana (MG), 14 de junho de 2026 MPJ | Mais Pelo Jornalismo
Publicidade
https://agenciaprimaz.com.br/apidata/imgcache/b1c0541e4e2744f43b5953b21e86eaba.webp

Biblioteca Pública Benjamim Lemos realiza Noite de Jogos

Evento “Vem Brincar” integra a 15ª edição da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas

3 crianças e um adulto jogando na biblioteca

Noite de jogos reúne crianças, jovens e adultos em torno dos tabuleiros, incentivando o convívio, o raciocínio e a ocupação dos espaços culturais da cidade - Foto: Larissa Antunes/ Agência Primaz

A Biblioteca Pública Benjamim Lemos de Mariana, recebeu o evento “Vem Brincar” nesta quinta-feira (26) . A atividade integra a 15ª edição da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas, iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (SECULT-MG), que tem como objetivo incentivar a ocupação de espaços públicos culturais, como museus e bibliotecas, fortalecendo a cultura local.

Realizado bimestralmente, o programa amplia o horário de funcionamento dos espaços participantes a partir das 18h e oferece programação gratuita, com saraus, exposições e visitas guiadas. 

A programação do “Vem Brincar” teve início às 18h, com noite de jogos de tabuleiro aberta ao público. A Biblioteca disponibilizou os jogos disponíveis no acervo e o público também teve a opção de levar jogos de casa para compartilhar a experiência.

Jogos de tabuleiro tomam conta das mesas e transformam a biblioteca em um espaço de encontro - Foto: Larissa Antunes/ Agência Primaz

 

Segundo Rita do Carmo de Oliveira, funcionária da biblioteca e uma das responsáveis pela coordenação da ação, a noite de jogos “vem acontecendo desde o ano passado, de dois em dois meses”. Ela explica que, na verdade, “a biblioteca que escolhe o evento”. 

A escolha pela noite de jogos, de acordo com Rita, se deve à boa adesão do público em edições anteriores. “A gente optou por fazer de novo porque é o que o pessoal gosta mais”, afirma. Apesar de a participação variar conforme a divulgação e outros fatores, ela destaca que já houve edições com maior presença de público e até parcerias externas. Em ocasiões anteriores, a biblioteca contou com a participação da empresa Trem Lúdico, que levou diferentes tipos de jogos e ensinou os participantes a jogar.

A equipe da Biblioteca também participa das partidas, reforçando a proposta de interação e aproximação com a comunidade - Foto: Larissa Antunes/ Agência Primaz

Além das noites de jogos, a biblioteca já realizou outras atividades dentro da programação bimestral, como sessões de cinema e palestras com autores marianenses. Desde que passou a integrar a iniciativa, após a chegada do coordenador Alexandre Amorim, a instituição tem diversificado as ações oferecidas ao público.

Para Rita, a experiência de receber a comunidade é positiva. “É muito gratificante, muito bom. A gente também participa junto com eles”, comenta. José Geraldo Begname, também funcionário da Biblioteca, destaca que o movimento busca ampliar o papel tradicional da biblioteca, que antes tinha um foco maior no empréstimo de livros. “Acaba atraindo um público maior para a biblioteca, aumenta o conhecimento das pessoas sobre o espaço”, observa.

Publicidade
/apidata/imgcache/e9bd5514f213916015e37de1ab9ceab3.jpeg?banner=postmiddle&when=1781478989&who=345
Com as cartas espalhadas sobre a mesa, a proposta se concretiza: menos telas, mais troca entre os participantes. - Foto: Larissa Antunes/ Agência Primaz

A programação também dialoga com o próprio acervo. Durante a noite, alguns livros relacionados a jogos e brincadeiras são retirados das estantes e colocados em exposição temática, reforçando a conexão entre leitura e lazer.

Além do caráter recreativo, José Geraldo ressalta que os jogos também têm potencial educativo. “É a oportunidade das crianças desenvolverem o intelecto a partir dos jogos, desenvolvendo habilidades”, afirma. Para ele, a atividade também incentiva o convívio presencial e contribui para que crianças e adultos “saiam um pouco das telas”, ocupando um espaço cultural que reúne livros, jogos e interação social.

A próxima edição da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas deve ocorrer dentro de aproximadamente dois meses, com programação a ser definida pela coordenação da biblioteca.

Compartilhar

Leia também

Em meio a embate político, Câmara de Mariana aprova crédito suplementar de R$ 22,8 milhões Política

Em meio a embate político, Câmara de Mariana aprova crédito suplementar de R$ 22,8 milhões

“Fé em Deus e nas crianças” conheça a Associação Alferes Mariana

“Fé em Deus e nas crianças” conheça a Associação Alferes

Ministro da saúde anuncia pacote bilionário para cidades atingidas Saúde

Ministro da saúde anuncia pacote bilionário para cidades atingidas

Publicidade
/apidata/imgcache/344ad284c9449987f546068863030cfc.jpeg?banner=middle&when=1781478989&who=345