Mariana (MG), 14 de junho de 2026 MPJ | Mais Pelo Jornalismo
Publicidade
https://agenciaprimaz.com.br/apidata/imgcache/7fddd19ef1a90a3e4e7f5a1709fcb956.webp

Espetáculos do Teatro a Bordo divertem crianças e adultos

Apresentações fizeram parte da programação da iniciativa Caixola Recicla que rodou o Brasil

Integrantes do Teatro a Bordo

Artistas do Teatro a Bordo: Da esquerda para direita: bailarina, atriz, diretor, maestro e galã – Foto: Ana Beatriz Justino/Agência Primaz

Na noite dessa quarta-feira (01), aconteceram as apresentações da iniciativa Caixola Reciclada na Praça dos Ferroviários, em Mariana, incluindo peças teatrais, música e exibição de filmes. A iniciativa é apresentada pelo Teatro a Bordo que, durante a passagem pelas cidades, convida artistas locais para participarem do projeto, como foi o caso de Ingrid Ribeiro, do Baú Recontando.

Espetáculo Teatro a Bordo

O projeto Caixola Recicla divulgou seu espetáculo durante um cortejo que percorreu as ruas do Centro Histórico da Primaz de Minas. Durante as atividades a trupe conecta sustentabilidade com arte para conscientizar as crianças a respeito da reciclagem e do lixo produzido pelos seres humanos. A encenação começou às 19:30, após a sessão de cinema, com uma cena inusitada, em muito lixo era colocado no palco.

O fechamento da passagem do Caixola Recicla por Mariana foi feito com o espetáculo “Caixola Recicla” – Fotos: Ana Beatriz Justino/Agência Primaz
O fechamento da passagem do Caixola Recicla por Mariana foi feito com o espetáculo “Caixola Recicla” – Fotos: Ana Beatriz Justino/Agência Primaz
O fechamento da passagem do Caixola Recicla por Mariana foi feito com o espetáculo “Caixola Recicla” – Fotos: Ana Beatriz Justino/Agência Primaz
O fechamento da passagem do Caixola Recicla por Mariana foi feito com o espetáculo “Caixola Recicla” – Fotos: Ana Beatriz Justino/Agência Primaz
O fechamento da passagem do Caixola Recicla por Mariana foi feito com o espetáculo “Caixola Recicla” – Fotos: Ana Beatriz Justino/Agência Primaz
O fechamento da passagem do Caixola Recicla por Mariana foi feito com o espetáculo “Caixola Recicla” – Fotos: Ana Beatriz Justino/Agência Primaz

No enredo uma trupe composta por uma bailarina, um diretor, uma atriz, um maestro e um galã que se revela palhaço, precisam limpar o espaço para o show começar. A partir daí o público é levado a perceber que, com a reciclagem, o lixo pode se transformar em materiais novos e bonitos, como instrumentos musicais, um barquinho e até um dragão de papelão.

A dinâmica dos personagens levou as crianças e os adultos presentes a pensarem sobre o tempo de decomposição de itens como o isopor que, segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), pode levar até 400 anos para se decompor na natureza, enfatizando como reciclar ajuda o meio ambiente e os rios. Durante toda a apresentação os artistas interagiram com o público e, para finalizar, um dragão percorreu o espaço entre a plateia seguido pelas crianças presentes.

Baú Recontando se apresenta no caminhão-palco

A artista Ingrid Ribeiro, natural de Mariana, mais precisamente do bairro Santo Antônio (Prainha), foi a encarregada da apresentação local da noite. Com seu colega da percussão Samuel, apelidado pelas crianças de Samu, foram apresentadas cantigas e histórias dos personagens Galinha, Jacaré, Barquinho, o Saci e o Bolinho, do livro O Caso do Bolinho.

Publicidade
/apidata/imgcache/e9bd5514f213916015e37de1ab9ceab3.jpeg?banner=postmiddle&when=1781477676&who=345

A apresentação também tem como fio condutor a preservação do meio ambiente, mais especificamente o Ribeirão do Carmo. Durante a sessão, Ingrid pediu aos presentes para dançarem e cantarem juntos e preparou um bolinho imaginário com as crianças, que também em forma de fantasia, rodou pelas mãos da plateia.

O espetáculo ainda contou uma cantiga do reinado, que Ingrid aprendeu com sua avó, e os presentes brincaram de céu, terra e mar, um morto-vivo moderno. Ao final da apresentação a artista desceu do palco e foi recebida com muito carinho pelas crianças presentes.

Cinema sobre rodas

Entre as apresentações teatrais, a tarde/noite contou com uma sessão de cinema, composta por três curtas-metragens. O primeiro foi o Calango Lengo – Morte e Vida Sem Ver Água, uma produção brasileira sobre um réptil que está passando pela seca e precisa fugir da morte, que tenta de toda forma pegá-lo. O segundo filme foi Matuto no Cinema, que conta a história de um homem que sai do interior para assistir um filme. O último é uma experimentação 3D sobre um Fiat 147 que é rebocado por uma Lamborghini. Os três curtas estão disponíveis noYoutube.

Compartilhar

Leia também

Em meio a embate político, Câmara de Mariana aprova crédito suplementar de R$ 22,8 milhões Política

Em meio a embate político, Câmara de Mariana aprova crédito suplementar de R$ 22,8 milhões

“Fé em Deus e nas crianças” conheça a Associação Alferes Mariana

“Fé em Deus e nas crianças” conheça a Associação Alferes

Ministro da saúde anuncia pacote bilionário para cidades atingidas Saúde

Ministro da saúde anuncia pacote bilionário para cidades atingidas

Publicidade
/apidata/imgcache/344ad284c9449987f546068863030cfc.jpeg?banner=middle&when=1781477676&who=345