Mariana (MG), 5 de junho de 2026 MPJ | Mais Pelo Jornalismo
Publicidade
https://agenciaprimaz.com.br/apidata/imgcache/67fb6429d63ce1e59ca5603e0ba8de53.png

Juliano Duarte quer Presidência da Câmara e pode virar prefeito interino de Mariana

Sem diplomação de prefeito e vice-prefeito de Mariana, cerimônia aconteceu nesta quinta-feira (17). Julgamento de Celso Cota foi adiado para amanhã

Juliano Duarte quer Presidência da Câmara e pode virar prefeito interino de Mariana

Juliano Duarte pode ocupar a cadeira que hoje pertence ao irmão até que sejam convocadas novas eleições. Foto: Lui Pereira/Agência Primaz

FacebookInstagram

Entrevistado pela Agência Primaz e questionado sobre sua aspiração ao cargo de Presidente da Câmara, Juliano Duarte (Cidadania) inicialmente confirmou seu desejo, mas admitiu a possibilidade de apoiar outro nome. “Se for de consenso do grupo, se for de união do grupo, eu coloco meu nome à disposição. Entendo que nós temos a maioria na Câmara e é mais do que justo que o nosso grupo possa eleger o Presidente da Casa. Eu já tentei algumas vezes, infelizmente ainda não tive a oportunidade de ser presidente, mas me sinto muito preparado caso seja, como eu disse, do interesse do grupo, de assumir a Câmara Municipal de Mariana”, afirmou o vereador mais bem votado do município. E acrescentou que colocou seu nome à disposição do grupo, mas também está “à disposição para votar em qualquer um do nosso grupo, porque temos bons nomes que podem assumir a presidência e fazer um bom trabalho”.

Juliano deixou claro que o grupo composto pelo Cidadania, PDT e PSB, com oito vereadores, não abre mão de ocupar todos os cargos da Mesa Diretora. “Nós definimos, em reunião com o nosso grupo, que o candidato à majoritária [Presidência] da Câmara sairia do Cidadania e que a vice-presidência sairia dos dois partidos que são de nossa base aliada, o PDT e o PSB, cada um com dois vereadores. Então, caso a vice seja do PSB, o 1º secretário seria do PDT. Caso a vice seja do PDT, o 1º secretário da mesa seria pelo PSB. Estamos fazendo de uma forma democrática, com a participação de todos os partidos[da base]”.

Informado que o vereador Edson Agostinho (Cidadania), atual Presidente da Câmara, havia declarado não ter interesse em ocupar novamente o cargo, e diante da análise de nossa reportagem a respeito da inexperiência de Pedrinho Salete (Cidadania) e da diferença de atuação parlamentar em comparação com Adimar (Cidadania), Juliano admitiu não só a possibilidade de pleitear o posto, quanto de ocupar interinamente o cargo de Prefeito Municipal. “Eu me sinto preparado para assumir a Presidência da Câmara e, caso seja necessário, assumir até o município de Mariana. Mas eu digo que não é o meu interesse, até porque eu fui eleito como vereador e sempre busquei a disputa da Presidência da Câmara”, declarou Juliano, ressalvando que ainda tem esperança que Newton Godoy seja considerado prefeito eleito do município. Mas, questionado quanto à forma de exercer interinamente a chefia do Executivo, Juliano não titubeou.“Mas caso isso ocorra, vamos fazer uma gestão, uma gestão que não é do vereador Juliano. É uma gestão do grupo político, dos representantes que me confiaram o voto, sempre pensando, no tempo que eu possa estar lá, na nossa cidade, no desenvolvimento da nossa cidade”, finalizou o vereador que vai cumprir, a partir de 2021, seu quarto mandato parlamentar consecutivo.

Publicidade
/apidata/imgcache/e9bd5514f213916015e37de1ab9ceab3.jpeg?banner=postmiddle&when=1780709541&who=345

Fernando Sampaio (PSB), diplomado hoje para cumprir o seu quarto mandato como vereador em Mariana, revelou que tinha interesse em ser o próximo presidente da Câmara, mas que, em reunião realizada ontem (16), decidiu apoiar a candidatura de Juliano Duarte.“Eu tinha interesse, mas ontem o grupo decidiu pelo nome de Juliano Duarte. Então o Juliano será o presidente do grupo.”

Outro reeleito pelo PSB, Ronaldo Bento confirmou a existência da reunião e o apoio a Juliano Duarte. “Com a posse dos novos eleitos, eu também faço parte, a princípio como vice-presidente, da chapa do vereador Juliano”. O vereador do PSB revelou que a reunião citada por Sampaio teve a presença de 10 eleitos para a próxima legislatura da Câmara de Mariana.“Nós tivemos uma reunião ontem onde 10 dos vereadores eleitos, de uma certa forma, deram a outorga ao vereador Juliano para que seja o candidato à Presidência dessa chapa que será votada no dia 1º de janeiro”.

Reeleitos no PSB, Ronaldo Bento e Fernando Sampaio garantiram apoio Juliano Duarte. Fotos e Montagem: Lui Pereira/Agência Primaz

Nossa reportagem também conversou com Ricardo Miranda, eleito pelo partido Republicanos, que tinha Bruno Mol como candidato à Prefeitura de Mariana. Vereador eleito pela primeira vez, Ricardo admitiu que tem participado de conversas para a composição da Mesa Diretora da Câmara. “As negociações estão ocorrendo, tanto de um lado quanto de outro, mas a gente não pode se precipitar”,afirmou. Mas não quis antecipar uma posição definitiva, por ainda estar discutindo a questão junto ao seu partido. “Hoje eu ainda estou na posição de ouvir e discutir dentro do meu partido”, declarou Ricardo, sem negar que é possível sua adesão ao grupo que pretende eleger Juliano Duarte: “Eu tenho conversado muito com ele[Juliano],até porque ele coopera muito com as causas que eu defendo[proteção aos animais]. Então eu não tenho nenhuma dificuldade de tomar essa posição na eleição da Presidência da Câmara”.

Sônia Azzi (DEM), única mulher eleita para a próxima legislatura, compareceu à cerimônia de diplomação. Em recuperação de um contágio bastante severo pela Covid-19, Sônia retirou-se do local imediatamente após o término da solenidade e nossa reportagem foi informada que ela não daria declarações à imprensa.

Relação de Marcelo Macedo e Zezinho Salete com o Poder Executivo dependerá de decisão do TRE sobre candidatura de Celso Cota. Fotos e montagem: Lui Pereira/Agência Primaz

A coligação Avança Mariana, que compõe a base de apoio ao prefeito Celso Cota, elegeu 5 vereadores. Pelo MDB, partido de Celso, foram eleitos dois vereadores, entre eles, Marcelo Macedo, que vai para seu sexto mandato. O vereador disse que desconhece as articulações da oposição, mas revelou que o seu grupo também está se preparando para a disputa da Presidência da Câmara. “É claro que existe, sim, um trabalho de bastidores. Nós também estamos pleiteando a Presidência da Câmara e estamos aguardando o que vai acontecer na tarde de hoje com o julgamento. Então eu acho que tudo pode mudar.”

Ao contrário do grupo que acompanha Juliano Duarte, Marcelo Macedo informou que sua base ainda não definiu quem será o candidato à Presidência da Câmara: “Eu sou um dos nomes, também o vereador Zé Antunes (Zezinho Salete), como os demais colegas também. Nós estamos conversando, dialogando para ver se chegamos em um consenso. Mas, a conversa continua.”

Também ouvido pela Agência Primaz, o vereador eleito Zezinho Salete afirmou ainda aguardar a decisão do TRE no julgamento inicialmente previsto para a tarde desta quarta-feira (17). “Tem o julgamento hoje às 2 horas e espero que se defina o que for melhor para Mariana, pra não ficar nesse ‘imbróglio’”, declarou Zezinho. Em relação à situação da eleição da Mesa Diretora da Câmara, o vereador foi evasivo. “Não sei como está sendo a situação, vejo boatos, mas não vi nada concreto. Conversamos algumas vezes, mas[está]tudo no ar ainda”, finalizou.

Diplomação dos eleitos

Por causa da pandemia, não foi permitido que os diplomados cumprimentassem a mesa. Foto: Lui Pereira/Agência Primaz

A cerimônia de diplomação dos eleitos em novembro, foi realizada na manhã desta quarta-feira (17), no Auditório do Hotel Providência, sendo presidida pela Dra. Marcela Oliveira Decat de Moura, Juíza da 171ª Zona Eleitoral de Mariana. Também compuseram a mesa Cláudio Daniel Fonseca de Almeida, Promotor Eleitoral; Duarte Eustáquio Júnior, Prefeito de Mariana; Marcílio Vieira de Queiroz, presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Mariana; e Oliveira Marinho Ventura, titular do Cartório Eleitoral.

Na abertura da sessão, Marcela Decat cumprimentou os eleitos e ressaltou a importância do evento: “A diplomação dos candidatos eleitos encerra o processo eleitoral, sendo o formal reconhecimento do direito à posse nos respectivos cargos, daqueles escolhidos pelo voto democrático. Nesta solenidade encerra-se o processo eleitoral com a atividade finalística de nossa justiça especializada”. Referindo-se ao desenrolar do processo, a juíza ressaltou a tranquilidade do pleito e demonstrou sua satisfação com o trabalho feito pela Justiça Eleitoral. “É com alívio e satisfação que chegamos a esse momento tão importante para a sociedade, que é o cerne de nosso sistema democrático. Desde janeiro a zona eleitoral de Mariana não mediu esforços para a realização de eleições verdadeiramente democráticas, tranquilas e transparentes, em meio a uma pandemia sem precedentes. Os desafios foram enormes, mas vencemos as dificuldades sem titubeios e pudemos corresponder aos anseios de nossa sociedade”, declarou.

A juíza também fez menção às dificuldades do processo eleitoral em função da pandemia, mostrando-se satisfeita com o desenvolvimento e encerramento tranquilo das eleições na cidade e ressaltando a “inexistência de qualquer inconformidade ou contestação do resultado” e destacando que a “certeza social de que o resultado é o espelho fiel da votação popular, com o seu consequente acatamento por todos os participantes da disputa eleitoral, é relevantíssimo fator da estabilidade do processo democrático e de pacificação social”.

Ao final de seu discurso, Marcela Decat manifestou seus votos de sucesso aos eleitos: “A todos faço votos de pleno sucesso, já que seu sucesso será o sucesso do povo de Mariana e de Diogo de Vasconcelos, ao qual todos servimos. As duas cidades esperam por um governo que busque necessariamente o diálogo, procure convergências, paute-se pelo respeito às instituições, pela harmonia e independência dos poderes. E possa colocar-se a serviço das necessidades públicas, do progresso e do desenvolvimento”.

Usando a palavra, o Promotor Eleitoral Cláudio de Almeida destacou o histórico de “alto índice de conflituosidade”que marcaram algumas eleições anteriores em Mariana, cumprimentando e parabenizando a Juíza Eleitoral, em nome do Ministério Público Do Estado de Minas Gerais, pelo “bom trabalho desenvolvido em médio longo prazo”. “Eu costumo dizer que, muitas vezes, a intervenção de outros órgãos alheios ao Poder Executivo e ao Poder Legislativo somente ocorre em função de necessidade de correção de rumos, em função da prática de atos contrários ou de escolhas administrativas não necessariamente albergadas pelo texto constitucional.”

O promotor também mandou um recado aos vereadores, prefeito e vice-prefeito diplomados na cerimônia.“Tenham sempre a Constituição como norte. Como começou, como meio e como fim. Tenham a certeza do fiel cumprimento da vontade do povo brasileiro, previsto na nossa constituição. Saibam que os grandes protagonistas da gestão pública serão vossas excelências nos próximos 4 anos”.

No início da solenidade, o mestre de cerimônias avisou que, devido à situação sub-judice do “processo de registro de candidatura nº 0600213-59.2020.6.13.0171 não haverá a diplomação para os candidatos a prefeito e vice-prefeito do município de Mariana”. Assim, foram inicialmente diplomados Domingos Antunes de Freitas, prefeito, e João Cláudio de Souza, vice-prefeito, eleitos em Diogo de Vasconcelos, município que também integra a 171ª Zona Eleitoral. Na sequência foram diplomados os vereadores e vereadoras das duas cidades. A cerimônia durou cerca de uma hora e não foi permitida a presença do público, como medida de prevenção à pandemia de Covid-19.

Julgamento de Celso Cota é adiado para amanhã (18)

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) adiou para amanhã (sexta-feira, 18), às 9h, o julgamento do processo de registro de candidatura de Celso Cota à Prefeitura de Mariana. A decisão foi motivada por terem sido juntados ao processo, esta semana, novos documentos pela defesa do candidato, e visa atender ao “princípio da não surpresa”, abrindo a possibilidade de todos os envolvidos terem plena ciência do teor desses documentos. Antes dessa decisão, dois juristas integrantes da corte, a Dra. Patrícia Henriques Ribeiro e seu substituto Dr. Marcos Lourenço Capanema de Almeida, se declararam impedidos de emitir voto no julgamento.

LEIA OUTRAS NOTÍCIAS DA REGIÃO DOS INCONFIDENTES

FacebookInstagramEnvelopeWhatsapp
  • redacao@agenciaprimaz.com.br
  • anuncio@agenciaprimaz.com.br

Rua Dom Viçoso, 232 – Centro – Mariana/MG

Criado peloMarcelo, do Trato

Compartilhar

Leia também

Corpus Christi une gerações nas ladeiras de Ouro Preto Cultura

Corpus Christi une gerações nas ladeiras de Ouro Preto

Vereadores desmentem risco de despejo da Academia Marianense de Letras Política

Vereadores desmentem risco de despejo da Academia Marianense de Letras

Coletivo Vila Pobre cobra respostas sobre emenda parlamentar não cumprida Política

Coletivo Vila Pobre cobra respostas sobre emenda parlamentar não cumprida

Publicidade
/apidata/imgcache/344ad284c9449987f546068863030cfc.jpeg?banner=middle&when=1780709541&who=345