Música e games abrem o Valin Week Pocket 2023

Evento pretende despertar, em Mariana, a cultura de tecnologia e inovação

Atualizado em 23/11/2023 às 12:11, por Luiz Loureiro.

Kelson Douglas, na abertura do evento, enfatizou a importância da junção de tecnologia, cultura e inovação – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Na apresentação do evento, Kelson Douglas relembrou a trajetória de iniciativas anteriores, como o Startup Weekend Food – Ouro Preto, realizado em 2021, e a edição de 2022 do Valin Week, em Ouro Preto, cuja programação contou com shows, oficinas, palestras e painéis sobre a temática de inovação e games.

/apidata/imgcache/8d6a8af0440e37cb081093b7fbf8fad4.png?banner=postmiddle&when=1770719975&who=345

De acordo com o responsável pela organização, o retorno obtido por Ouro Preto foi extremamente positivo, com diversos canais de mídia e integrantes do poder público estadual, classificando a cidade como local de forte fomento à inovação e à cultura digital.

Valin Week Pocket 2023

Ainda antes da abertura do evento, falando à Agência Primaz, ressaltou que sua realização só foi possível devido ao apoio de parceiros. “Essa versão pocket é uma versão de bolso do Valin Week, que é um evento que a gente já faz aqui desde 2021. (…) A gente já tinha planejado ‘pra’ 2023 e 24, ter o Valin Week completo, só que não daria tempo da gente fazer a captação que a gente pegou no edital de incentivo à cultura. A gente já tinha até deixado o evento um pouco de lado, só que aí aparece a oportunidade, junto com o apoio da Samarco e da Efi, antiga Gerencianet, ‘pra’ fazer uma versão reduzida do evento”.

/apidata/imgcache/29dbe2d859113a8d297f76f1275030e8.png?banner=postmiddle&when=1770719975&who=345

Ver Mais

Em termos de conceito do evento, Kelson acredita que “não existe inovação sem cultura, não tem como existir movimento de inovação e tecnologia sem ter a cultura envolvida”, e que nada que o universo dos games para conseguir engajar a juventude. “O game, na verdade, é a melhor junção de cultura com tecnologia, né? A gente abraçou isso também aqui e a gente vê que, por exemplo, quando vai falar de tecnologia e inovação, um público mais jovem é mais fácil falar de games do que falar de startup, por exemplo, né? Fica muito mais fácil”, afirmou.

A plateia do evento foi constituída principalmente por jovens alunos da rede pública estadual de ensino em Mariana – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

Além disso, a escolha de Mariana para sediar o evento, segundo Kelson, é uma tentativa de expandir essa cultura de inovação e tecnologia, buscando apresentar ao público jovem as possibilidades e potencialidades dos games em termos de mercado de trabalho.

/apidata/imgcache/c4174d5a49d766513eaf1d561bbebd82.jpeg?banner=postmiddle&when=1770719975&who=345

E nada melhor do que mostrar isso com um show que mostra que é dá ‘pra’ trabalhar com game. Você pode trabalhar com a música, com a trilha sonora do game, pode ser com design. Pode ser com roteiro, e não necessariamente só na programação”, destacou Kelson.

Abreu Project

A banda Abreu Project foi fundada por Leandro Abreu (à direita), em 2006 – Foto: Luiz Loureiro/Agência Primaz

O ponto alto do evento, depois das manifestações de Kelson Douglas, do representante da Samarco e do vice-prefeito e secretário de Cultura, Turismo, Patrimônio Histórico e Lazer, foi a apresentação da banda Abreu Project, especializada em trilhas de games.

Esse projeto começou lá atrás, em 2006, quando eu juntei com um amigo meu, a gente trabalhava junto numa loja de instrumentos musicais, e a gente sempre teve um gosto muito grande por trilha sonora de game, né? Um apreço muito grande. E eu gravei um disco nas minhas férias, sem nenhuma pretensão, mostrei para ele, e ele gostou muito. E aí a gente teve a ideia de juntar e fazer uma banda, resgatando as músicas desses consoles, que a gente sempre gostou. Tem 2 bits, mega drive, Super Nintendo, e a partir daí a gente foi crescendo, agregando alguns instrumentos”, revelou Leandro Abreu, líder e fundador da banda.

No show de abertura do Valin Week Pocket, a banda se apresentou com Leandro Abreu (guitarra), Marcelo Cram (baixo), Gustavo Surniche (bateria), e Marco Lima (trompete).

A motivação para a criação da banda, segundo Leandro, é que, além de gostar muito de games e das trilhas, ele e Marcelo Cram consideravam que os consoles não tinha capacidade de reproduzir todas as nuances das músicas. “Nós somos os anos 80, e a gente sempre admirou muito essas trilhas, principalmente as trilhas dos jogos mais antigos, que tinham uma deficiência porque os consoles daquela época não conseguiam transpor a qualidade no nível que as músicas eram criadas”, afirmou.

E é dessa forma que a banda trabalha, com Leandro Abreu transpondo as trilhas para partituras de diferentes instrumentos, e depois trabalhando nisso junto com os demais integrantes das bandas.

Programação da Valin Week Pocket

– 23/11 – Quinta-feira: Visita de alunos da rede pública de ensino de Mariana à Efi (antiga Gerencianet), maior empresa de tecnologia da região e uma das maiores do país. No mesmo dia os alunos participam de um tour no IFMG Ouro Preto e de uma oficina de eletrônica.

– 24/11 – Sexta-feira: Diversas oficinas gratuitas de criação de jogos digitais para os alunos da rede pública de ensino de Mariana.

– Entre os dias 27/11 e 01/12: Exibição gratuita do filme “Indie Game: The Movie” para alunos da rede pública de ensino de Mariana;

– 05, 06 e 07 de dezembro – Terça, quarta e quinta-feira: Live de after do Valin Week Pocket com conversas sobre o mercado de trabalho do futuro:

– 05/12 – Trabalhando com podcasts

– 06/12 – Trabalho com inteligência artificial

– 07/12 – Trabalho como influencer/produção de conteúdo


Luiz Loureiro

É jornalista graduado pela UFOP, fundador, sócio proprietário e editor chefe da Agência Primaz de Comunicação.