Mariana (MG), 18 de junho de 2026 MPJ | Mais Pelo Jornalismo
Publicidade
https://agenciaprimaz.com.br/apidata/imgcache/0324fe39cc503624c5c3a09355916b08.webp

Ouro Preto celebra ouro histórico de Alice Gomes

Ginasta ouro-pretana conquista a maior nota do Brasileiro de Trampolim e reforça a força da cidade na modalidade

A imagem mostra três atletas de ginástica de trampolim em um pódio, sorridentes, exibindo suas medalhas após uma competição no Brasil. Elas estão posicionadas lado a lado da esquerda para a direita, contra um fundo branco patrocinado com logotipos oficiais, incluindo "Loterias Caixa", "Governo do Rio Grande do Norte" e o brasão do governo federal do Brasil.

À esquerda, uma ginasta de cabelos escuros presos usa um agasalho esportivo preto com um logotipo circular no peito esquerdo e segura uma medalha de prata com detalhes em azul da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica).

No centro, a vencedora e medalhista de ouro, a ouropretana Alice Gomes, sorri amplamente enquanto segura sua medalha dourada. Ela veste um casaco azul-marinho com capuz, que traz o escudo azul e branco do seu clube com a palavra "Ginástica" escrita logo abaixo.

À direita, a terceira ginasta, também de cabelos escuros presos e sorridente, veste um agasalho preto com detalhes discretos em branco e segura a medalha de bronze. Todas as medalhas estão penduradas em fitas azuis com o logotipo da confederação.

Alice Gomes, nascida e criada em Ouro Preto celebra marco histórico em sua carreira. - Foto: Adriano Bissoli/CBG

A ginasta ouro-pretana Alice Gomes Honorato voltou a colocar o seu nome entre os grandes destaques do esporte nacional ao conquistar, no último domingo (17), a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica de Trampolim Por Idades 2026 ocorrido em Natal/RN. Competindo na categoria Trampolim Individual Adulto, a atleta alcançou a maior nota de toda a competição: 54.120 pontos, em apresentação realizada no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. 

Com uma série que impressionou pela precisão, controle e alto nível técnico, Alice encantou o público presente e confirmou a excelente fase que vive dentro da modalidade. A conquista reforça a trajetória consistente da atleta, que iniciou no Instituto Trampolim, projeto social em Ouro Preto e hoje faz parte da equipe do Minas Tênis Clube. 
 

De Ouro Preto para o mundo

Natural de Ouro Preto, Alice iniciou sua relação com o esporte ainda na infância. Aos oito anos, entrou para o Instituto Trampolim, projeto social responsável por revelar diversos talentos da modalidade em Minas Gerais. Em entrevistas anteriores, a ginasta já contou que sempre teve proximidade com atividades esportivas e que a ginástica surgiu de maneira natural em sua vida.

“Costumo dizer que a ginástica me escolheu”, afirmou a atleta em entrevista à Revista Quem, ao lembrar da infância marcada por participação em jogos escolares, saltos, esportes coletivos e brincadeiras que exigiam flexibilidade e coordenação.

Os primeiros resultados expressivos vieram cedo. Em 2010, Alice conquistou a medalha de bronze no Campeonato Mundial de duplo mini trampolim entre atletas de 11 e 12 anos. Poucos anos depois, aos 14, deixou Ouro Preto rumo a Belo Horizonte para integrar o Minas Tênis Clube. A mudança representou um passo decisivo para sua carreira no alto rendimento, oferecendo uma estrutura multidisciplinar de treinamento, preparação física e acompanhamento psicológico. 

A evolução foi rápida. Em 2017, Alice disputou seu primeiro campeonato Mundial, em Sofia, na Bulgária. Nos anos seguintes, passou a acumular resultados históricos ao lado da ginasta Camila Lopes. Em 2018, a dupla alcançou uma final inédita para o Brasil no trampolim sincronizado feminino durante o Mundial de São Petersburgo, além de obter classificações históricas no individual. 

A grande virada na carreira da ouropretana, depois de perderem uma medalha inédita no trampolim sincronizado no Mundial de Tóquio em 2019, veio nos anos seguintes. Em 2022, Alice alcançou o então melhor resultado da história do país em Campeonatos Mundiais, terminando em 12° lugar. No mesmo ano, foi eleita a melhor atleta brasileira da ginástica de trampolim no Prêmio Brasil Olímpico.

Mas foi em 2023 que a atleta escreveu definitivamente seu nome na história da modalidade. Durante o Campeonato Mundial realizado em Birmingham, Alice conquistou o sexto lugar na grande final individual, o melhor resultado da história do Brasil na ginástica de trampolim feminina. Além disso, ajudou o país a conquistar, pela primeira vez, uma vaga olímpica na modalidade.

Apesar do feito histórico, a ginasta não esteve nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. No entanto, mesmo fora das disputas olímpicas, o ano não foi nem perto de pacato para a atleta. Em março, conquistou a medalha de prata em uma etapa da Copa do Mundo, alcançando agora o melhor resultado até o momento de sua carreira na competição. Poucos meses depois, voltou a vencer o Campeonato Brasileiro, consolidando seu nome entre as principais atletas da modalidade no país. 
 

Só “Ouro” em Ouro Preto

Além da vitória de Alice Gomes, a jovem Antônia Silva voltou para casa conquistando também o ouro no Trampolim Individual Infantil Feminino. Antônia também foi campeã no Duplo Mini Trampolim Infantil Feminino, consolidando uma campanha de destaque na competição nacional.

A atleta, também conheceu o esporte através do Instituto Trampolim Ouro Preto e já acumulou em pouquíssimo tempo, mais uma medalha para a sua coleção, que promete crescer ainda mais. 

As conquistas de Alice e Antônia movimentaram as redes sociais e foram comemoradas por atletas, treinadores e moradores de Ouro Preto - Foto: Reprodução

Lavínia Carvalho e Maria Esther, ouro-pretanas de berço, também sentiram o gostinho da vitória ao final da competição em Natal. Lavínia, levou o 1° lugar no Sincronizado Infantil Feminino e no Duplo Mini Equipe Infantil. Já Maria, voltou para casa com o 2° lugar  no Sincronizado Pré-infantil Feminino.

Sorte no jogo e no amor

Além do desempenho de destaque, a campeã contou com uma torcida especial durante a apresentação. O marido, Henrique Honorato, ponteiro da seleção brasileira masculina de vôlei, acompanhou a prova de perto e celebrava radiante a vitória da atleta. A união foi formalizada oficialmente em agosto do ano passado e seguem sendo os “pombinhos do esporte” no Brasil.

E agora Alice?

Agora, com mais um ouro nacional no currículo e vivendo grande fase dentro das competições, Alice Gomes Honorato reafirma o protagonismo da ginástica de trampolim mineira no cenário brasileiro e segue mirando novos desafios internacionais, especialmente o ciclo rumo aos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. Estaremos na torcida.

 

Publicidade
/apidata/imgcache/e9bd5514f213916015e37de1ab9ceab3.jpeg?banner=postmiddle&when=1781790968&who=345
Compartilhar

Leia também

E se o Brasil tivesse uma trilha sonora, como ela seria? Cultura

E se o Brasil tivesse uma trilha sonora, como ela seria?

Ouro Preto ganha novo festival com atrações gratuitas imperdíveis Festivais

Ouro Preto ganha novo festival com atrações gratuitas imperdíveis

Um terço da arrecadação do SAAE é gasto em caminhões pipa Política

Um terço da arrecadação do SAAE é gasto em caminhões pipa

Publicidade
/apidata/imgcache/344ad284c9449987f546068863030cfc.jpeg?banner=middle&when=1781790968&who=345