A ginasta ouro-pretana Alice Gomes Honorato voltou a colocar o seu nome entre os grandes destaques do esporte nacional ao conquistar, no último domingo (17), a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica de Trampolim Por Idades 2026 ocorrido em Natal/RN. Competindo na categoria Trampolim Individual Adulto, a atleta alcançou a maior nota de toda a competição: 54.120 pontos, em apresentação realizada no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte.
Com uma série que impressionou pela precisão, controle e alto nível técnico, Alice encantou o público presente e confirmou a excelente fase que vive dentro da modalidade. A conquista reforça a trajetória consistente da atleta, que iniciou no Instituto Trampolim, projeto social em Ouro Preto e hoje faz parte da equipe do Minas Tênis Clube.
De Ouro Preto para o mundo
Natural de Ouro Preto, Alice iniciou sua relação com o esporte ainda na infância. Aos oito anos, entrou para o Instituto Trampolim, projeto social responsável por revelar diversos talentos da modalidade em Minas Gerais. Em entrevistas anteriores, a ginasta já contou que sempre teve proximidade com atividades esportivas e que a ginástica surgiu de maneira natural em sua vida.
“Costumo dizer que a ginástica me escolheu”, afirmou a atleta em entrevista à Revista Quem, ao lembrar da infância marcada por participação em jogos escolares, saltos, esportes coletivos e brincadeiras que exigiam flexibilidade e coordenação.
Os primeiros resultados expressivos vieram cedo. Em 2010, Alice conquistou a medalha de bronze no Campeonato Mundial de duplo mini trampolim entre atletas de 11 e 12 anos. Poucos anos depois, aos 14, deixou Ouro Preto rumo a Belo Horizonte para integrar o Minas Tênis Clube. A mudança representou um passo decisivo para sua carreira no alto rendimento, oferecendo uma estrutura multidisciplinar de treinamento, preparação física e acompanhamento psicológico.
A evolução foi rápida. Em 2017, Alice disputou seu primeiro campeonato Mundial, em Sofia, na Bulgária. Nos anos seguintes, passou a acumular resultados históricos ao lado da ginasta Camila Lopes. Em 2018, a dupla alcançou uma final inédita para o Brasil no trampolim sincronizado feminino durante o Mundial de São Petersburgo, além de obter classificações históricas no individual.
A grande virada na carreira da ouropretana, depois de perderem uma medalha inédita no trampolim sincronizado no Mundial de Tóquio em 2019, veio nos anos seguintes. Em 2022, Alice alcançou o então melhor resultado da história do país em Campeonatos Mundiais, terminando em 12° lugar. No mesmo ano, foi eleita a melhor atleta brasileira da ginástica de trampolim no Prêmio Brasil Olímpico.
Mas foi em 2023 que a atleta escreveu definitivamente seu nome na história da modalidade. Durante o Campeonato Mundial realizado em Birmingham, Alice conquistou o sexto lugar na grande final individual, o melhor resultado da história do Brasil na ginástica de trampolim feminina. Além disso, ajudou o país a conquistar, pela primeira vez, uma vaga olímpica na modalidade.
Apesar do feito histórico, a ginasta não esteve nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. No entanto, mesmo fora das disputas olímpicas, o ano não foi nem perto de pacato para a atleta. Em março, conquistou a medalha de prata em uma etapa da Copa do Mundo, alcançando agora o melhor resultado até o momento de sua carreira na competição. Poucos meses depois, voltou a vencer o Campeonato Brasileiro, consolidando seu nome entre as principais atletas da modalidade no país.
Só “Ouro” em Ouro Preto
Além da vitória de Alice Gomes, a jovem Antônia Silva voltou para casa conquistando também o ouro no Trampolim Individual Infantil Feminino. Antônia também foi campeã no Duplo Mini Trampolim Infantil Feminino, consolidando uma campanha de destaque na competição nacional.
A atleta, também conheceu o esporte através do Instituto Trampolim Ouro Preto e já acumulou em pouquíssimo tempo, mais uma medalha para a sua coleção, que promete crescer ainda mais.

Lavínia Carvalho e Maria Esther, ouro-pretanas de berço, também sentiram o gostinho da vitória ao final da competição em Natal. Lavínia, levou o 1° lugar no Sincronizado Infantil Feminino e no Duplo Mini Equipe Infantil. Já Maria, voltou para casa com o 2° lugar no Sincronizado Pré-infantil Feminino.
Sorte no jogo e no amor
Além do desempenho de destaque, a campeã contou com uma torcida especial durante a apresentação. O marido, Henrique Honorato, ponteiro da seleção brasileira masculina de vôlei, acompanhou a prova de perto e celebrava radiante a vitória da atleta. A união foi formalizada oficialmente em agosto do ano passado e seguem sendo os “pombinhos do esporte” no Brasil.
E agora Alice?
Agora, com mais um ouro nacional no currículo e vivendo grande fase dentro das competições, Alice Gomes Honorato reafirma o protagonismo da ginástica de trampolim mineira no cenário brasileiro e segue mirando novos desafios internacionais, especialmente o ciclo rumo aos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. Estaremos na torcida.


