Mariana (MG), 14 de junho de 2026 MPJ | Mais Pelo Jornalismo
Publicidade
https://agenciaprimaz.com.br/apidata/imgcache/9d1cc4d87f3e18600bcfc01eed619e3a.webp

Abertura da Semana Nacional de Trânsito traz importantes discussões acerca do trânsito em Mariana

Aconteceu, nessa segunda-feira (19), no Centro de Convenções de Mariana, a abertura da Semana Nacional de Trânsito, que tem o objetivo de trabalhar a educação no trânsito em escolas e outras localidades, de modo a sensibilizar motoristas e pedestres a terem mais respeito e cautela nas ruas e estradas do país. Na mesa principal, encarregada de guiar as discussões e tópicos a serem abordados, estavam presentes o prefeito interino de Mariana, Ronaldo Alves Bento; o vereador Pedro Souza, a capitã da Polícia Militar, Marta Guido; o Comandante do posto avançado do Corpo de Bombeiros Militar de Mariana, Tenente Luciano; o Secretário de Defesa Social, Tenente Freitas, e a Subsecretária de Defesa Social, Raquel de Souza.

Cerimônia contou com a participação de representantes do poder público, debatendo estratégias para melhorar o trânsito na cidade

Secretário de defesa Social, Tenente Freitas, expondo seus apontamentos na abertura da Semana Nacional de Trânsito - Foto: Pedro Olavo/Agência Primaz

Os principais temas abordados no evento foram o aumento do número de veículos nas ruas da cidade, responsável por causar grandes congestionamentos em horários de pico; a necessidade da conscientização sobre o respeito a faixa de pedestres e outros tipos de sinalização de trânsito, além da necessidade de alterações de vias específicas da cidade para que o trânsito fosse mais bem distribuído e fluísse com mais facilidade.

Além das conversas foram apresentados dois vídeos. O primeiro referente às ações de melhoria no trânsito que foram implementadas durante o ano, sendo as principais o aumento de placas de sinalização, os programas de educação em escolas e a intensificação da fiscalização por parte dos órgãos públicos, enquanto o outro, em forma de animação, continha exemplos dos perigos da falta de cautela e desrespeito ao próximo na hora de dirigir.

Também foi apresentada a lista de atividades que previstas para a Semana Nacional de Trânsito na cidade. A programação vai contar com a “Ação Educativa Transitolândia”, nas escolas Wilson Pimenta, Monsenhor José Cotta e na Praça Gomes Freire (Jardim); a participação no cronograma do “Setembro Verde”, em parceria com a Associação das Pessoas com Deficiência de Mariana; blitz educativas em pontos estratégicos da cidade; ação com foco no ciclismo em parceria com a Associação dos Ciclistas de Mariana, e panfletagem sobre circulação, no Jardim, com a utilização de skates e bicicletas.

Desafios do trânsito em Mariana

Trânsito na Av. Salvador Furtado - Foto: Pedro Olavo/Agência Primaz

Em entrevista àAgência Primaz, Antônio Marcos de Freitas, Secretário Municipal de Defesa Social, explicitou alguns dosprincipais problemas enfrentados no trânsito em Mariana, sendo o alto número de veículos o mais preocupante. De acordo com o secretário, já existem 32 mil veículos emplacados na cidade de Mariana, além de uma grande quantidade de veículos flutuantes que vêm para cidade devido ao turismo e a serviço das empresas mineradoras e suas terceirizadas.

Essa situação, ressalta Freitas, é extremamente preocupante, uma vez que a infraestrutura da cidade, por ser histórica, não consegue comportar a frota de automóveis, resultando em frequentes e grandes congestionamentos em horários de pico.

Publicidade
/apidata/imgcache/e9bd5514f213916015e37de1ab9ceab3.jpeg?banner=postmiddle&when=1781476019&who=345

Freitas esclarece que já estão sendo tomadas medidas para melhorar a fluidez do trânsito. Uma delas é a colocação de semáforos, principalmente na área do centro histórico. Ele explica que os equipamentos já foram instalados, mas o acionamento depende da finalização do período de observação do trânsito, para determinar a melhor maneira de configuração de funcionamento.

Além disso, informa o secretário, também serão alterados os horários dos locais de carga e descarga, com o intuito de abrir mais vagas de estacionamento em horários de pico, assim como vai ser a fiscalização com a utilização de câmeras de segurança, pois, segundo ele, está ficando cada vez mais comum motoristas dirigindo na contramão e ignorando sinais vermelhos.

Um fator destacado por Freitas é que “o trânsito em Mariana poderia estar pior, não fosse o programaTarifa Zero”. Na avaliação do secretário, mesmo causando eventuais superlotações nos ônibus, a isenção de cobrança notransporte públicoresultou na diminuição de veículos nas ruas, contribuindo para a diminuição de engarrafamentos.

Compartilhar

Leia também

Em meio a embate político, Câmara de Mariana aprova crédito suplementar de R$ 22,8 milhões Política

Em meio a embate político, Câmara de Mariana aprova crédito suplementar de R$ 22,8 milhões

“Fé em Deus e nas crianças” conheça a Associação Alferes Mariana

“Fé em Deus e nas crianças” conheça a Associação Alferes

Ministro da saúde anuncia pacote bilionário para cidades atingidas Saúde

Ministro da saúde anuncia pacote bilionário para cidades atingidas

Publicidade
/apidata/imgcache/344ad284c9449987f546068863030cfc.jpeg?banner=middle&when=1781476019&who=345