Vermelho i Branco arrasta multidão na abertura do carnaval

Bloco arrasta foliões em Ouro Preto, mas dispersão gera tumulto; festa segue com Djonga, escolas de samba e trios na região

Atualizado em 13/02/2026 às 11:02, por Lui Pereira.

A imagem mostra um estandarte vermelho com a inscrição: Vermelho i Branco. Atrás dele, vemos casarões coloniais e tem uma multidão na rua noturna.

O bloco Vermelho i Branco arrastou um mar de gente pelas ladeiras de Ouro Preto - Foto: Lui Pereira/Agência Primaz

O Carnaval da Região dos Inconfidentes teve seu pontapé inicial oficial nesta quinta-feira (12), transformando as ladeiras históricas em um mar de cores e ritmos. O grande protagonista da abertura em Ouro Preto foi o tradicional Bloco Vermelho i Branco, que iniciou sua concentração às 20h no Largo do Rosário. 

Por volta das 22h30, o bloco arrastou uma multidão pelas ruas Getúlio Vargas e São José ao som de marchinhas, axé e versões carnavalescas de clássicos da MPB.

/apidata/imgcache/8d6a8af0440e37cb081093b7fbf8fad4.png?banner=postmiddle&when=1771000661&who=345

A concentração aconteceu, como sempre, na rua Bernardo de Guimarães, em frente ao Rosários Bar - Foto: Lui Pereira/Agência Primaz

Apesar do clima de festa e do encanto dos foliões, a chegada ao Largo do Cinema foi marcada por problemas de organização. O encontro do bloco com o público que aguardava o show de Rogério Flausino e Wilson Sideral, em homenagem a Cazuza, gerou um forte tumulto.

Milhares de pessoas ficaram espremidas na altura da Ponte São José e da Casa dos Contos, especialmente quando o bloco passou a retornar antes que todos chegassem ao largo. Além do Vermelho i Branco, a noite de quinta contou com o desfile do Club Zé Pereira dos Lacaios, dos Conspirados e do bloco Gatas e Gatões.

/apidata/imgcache/c4174d5a49d766513eaf1d561bbebd82.jpeg?banner=postmiddle&when=1771000661&who=345

A folia não para: confira os destaques da programação regional

A festa continua com força total em todas as cidades. Em Ouro Preto, esta sexta-feira (13) reserva a potência do rapper Djonga no Largo do Cinema, às 20h, e a crítica política do bloco O Berro, que sai do Antônio Dias às 17h. 

No sábado (14), a brisa fica por conta da estreia do Bloco do Verdin, celebrando a diversidade com batidas eletrônicas e reggae na Ponte do Antônio Dias, a partir das 15h. O luxo das Escolas de Samba, como a União Recreativa Santa Cruz e Unidos do Padre Faria, tomará a Praça Tiradentes nas noites de domingo e segunda-feira.

/apidata/imgcache/29dbe2d859113a8d297f76f1275030e8.png?banner=postmiddle&when=1771000661&who=345

A banda trouxe clássicos da música popular brasileira e muita marchinha - Foto: Lui Pereira/Agência Primaz

Em Mariana, o destaque desta sexta é o Bloco Gente Boa (08h30) e o tradicional Zé Pereira da Chácara com a Charanga Oi’ Tô Tonto (19h). O sábado marianense promete diversão para todas as idades com o Zé Pereira Mirim e o lúdico Cortejo Circo Volante e o tradicional desfile do Bloco dos Farrapos.

 Já em Itabirito, a abertura oficial ocorre hoje com o Bloco Urucum e o desfile do imponente trio elétrico "Meu Carnaval", que promete agitar a madrugada a partir de 0h30.

Aproveite cada momento e não perca nenhum cortejo! A Agência Primaz disponibilizou um guia de bolso com a programação completa para que moradores e turistas possam planejar seu trajeto pelas ladeiras da folia.

Programação completa do Carnaval de Mariana
Programação completa do Carnaval de Ouro Preto
Programação completa do Carnaval de Itabirito


Lui Pereira

É jornalista, fotojornalista e contador de histórias. Um cronista do cotidiano marianense.