Entrevista Primaz – Pedro Sousa

*

Atualizado em 12/02/2026 às 14:02, por Luiz Loureiro.

Pedro Sousa e Luiz Loureiro no estúdio após a gravação da Entrevista Primaz

O vereador Pedro Sousa foi o primeiro agente político a participar da Entrevista Primaz na temporada 2026 – Foto: Joyce Campolina/Agência Primaz

Pedro Sousa (Partido Verde), o mais jovem vereador de Mariana (MG), foi o convidado desta edição da Entrevista Primaz, num bate-papo descontraído com o jornalista Luiz Loureiro, mas abordando, com seriedade, sua trajetória pessoal e política, os desafios enfrentados em seus mandatos e em uma breve passagem pela Secretaria Municipal de Cultura, e suas principais pautas e atuações.

Clique no link para assistir à íntegra da entrevista e confira mais abaixo uma breve síntese das declarações de Pedro Sousa.

Se preferir, acesse o Podcast Entrevista Primaz, disponível no Spotify.

Trajetória Pessoal

/apidata/imgcache/29dbe2d859113a8d297f76f1275030e8.png?banner=postmiddle&when=1770935545&who=345

Pedro Henrique da Paixão Sousa é o vereador mais jovem de Mariana, com 35 anos, natural do bairro Barro Preto. Vem de uma família trabalhadora de Mariana. É motorista de profissão, casado com Maíra, e pai de Laura, Lavínia e Manoel.

É formado em Gestão de Recursos Humanos e seu primeiro contato com o serviço público em Mariana foi após o rompimento da barragem em 2015, trabalhando na Secretaria de Ação Social (setor de juventude).

Sua mãe, politizada e com ensino superior – uma raridade na época para mulheres da idade dela – sempre o incentivou na política, cidadania e pertencimento como pessoas pretas e trabalhadoras.

Pedro teve participação ativa em grupos de jovens e da igreja, bem como no movimento hip-hop, no qual o rap, como voz dos excluídos e denúncia de verdades, mostrou-lhe a ausência de pessoas como ele (negros e mulheres) nos espaços de poder, impulsionando-o a buscar essa representação.

Carreira Política: Primeiras Experiências e Aprendizados

/apidata/imgcache/8d6a8af0440e37cb081093b7fbf8fad4.png?banner=postmiddle&when=1770935545&who=345

Em 2020 foi convidado a candidatar-se pelo PSB e, sem nenhuma preparação prévia de campanha, baseando-se em seu histórico de movimentos sociais e amizades, fez campanha na base da “saliva, suor e sola do sapato", conquistando 396 votos, um resultado considerado expressivo para um marinheiro de primeira viagem.

Tornou-se segundo suplente e, após o falecimento do primeiro suplente (Majellinha) e mudanças políticas Pedro assumiu a vereança de julho a dezembro de 2022, substituindo o então vice-presidente da Câmara, Ronaldo Bento, que havia assumido, interinamente, o cargo de chefe do Executivo Municipal.

No período, suas prioridades e ações como vereador tiveram foco na representatividade do povo preto, das minorias e da juventude.

Consciente de que a mudança política é gradual, Pedro observou que sua presença como homem negro aumentou sua responsabilidade como figura representativa.

Com a eleição do vereador Edson Agostinho, então no Cidadania, para presidente da Câmara, em janeiro de 2023 assumiu a Secretaria de Cultura, tendo como desafio inicial organizar, em poucos dias, e com equipe reduzida, o Carnaval pós-pandemia.

/apidata/imgcache/c4174d5a49d766513eaf1d561bbebd82.jpeg?banner=postmiddle&when=1770935545&who=345

Ficou poucos meses no cargo e sua renúncia foi uma decisão pessoal motivada pela falta de tempo para a família, devido à alta demanda de trabalho na secretaria. Apesar do aprendizado, priorizou seu bem-estar pessoal.

Mandato Atual e desafios

 

Eu sempre digo que eu estou na política, estou no cargo de vereador, é importante a gente ressaltar isso. Porque muitas vezes cria-se aquela imagem de “eu sou”. Não sou, eu estou como vereador, do mesmo modo que estava como secretário

Pedro Sousa, vereador e presidente da Comissão Provisória do Partido Verde, em Mariana

Na eleição de 2024, Pedro Sousa filiou-se ao Partido Verde (PV), que integra a "Federação Brasil da Esperança", juntamente com o PCdoB e o PT), buscando um partido com o qual se identificava e via potencial eleitoral. Assumiu a presidência municipal do PV e, mais recentemente, a presidência da Federação em Mariana (em rotatividade com os outros partidos).

Retornou à Câmara como primeiro suplente da Federação, devido a um processo judicial envolvendo o então vereador Tikim Mateus, eleito pelo PcdoB, e enfatiza que "ninguém está acima da lei" e que o ideal é a estabilidade, mas que o processo judicial está em curso.

Enquanto isso não se resolve, Pedro foca seu mandato na consolidação da maturidade e experiência adquiridas nas vivências anteriores, assim como no fortalecimento do terceiro setor e das instituições, no incentivo à participação política da população, mantendo a dedicação de trabalhar "como se fosse o último dia de seu mandato".

Pautas e Atuações Atuais

Homem sentado em frente a parede verde

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.
Pedro Sousa acumula a presidência do PV com a direção máxima rotativa da Federação Brasil da Esperança, no âmbito municipal – Foto: Joyce Campolina/Agência Primaz

Pedro tem especial apreço pelo enfrentamento dos problemas crônicos do bairro Barro Preto, mais especificamente pela questão dos alagamentos da Travessa Monsenhor Rafael Coelho, cuja conclusão da bacia de contenção resolveu uma parte dos problemas, tendo recebido, junto com a comunidade local, a promessa do prefeito municipal de realizar a segunda parte da intervenção necessária, ainda em 2026.

Por sugestão de sua equipe política, majoritariamente formada por mulheres, Pedro Sousa foi um dos coordenadores e incentivadores da Marcha dos Homens contra a Violência de Gênero / Feminicídio, realizada no último sábado (07), em Mariana. E defende que os homens devem liderar a discussão sobre a violência de gênero, escutar as vítimas e desconstruir a "masculinidade frágil".

Adicionalmente, ainda nesta semana, Pedro levou sua equipe para pontos estratégicos da cidade, desenvolvendo uma campanha de panfletagem contra o assédio no Carnaval, além de ter protocolado, na Câmara, um projeto de lei instituindo o dia 03 de fevereiro como Dia Municipal da Mobilização dos Homens contra a Violência de Gênero.


Luiz Loureiro

É jornalista graduado pela UFOP, fundador, sócio proprietário e editor chefe da Agência Primaz de Comunicação.