Nesta quarta-feira (06), aconteceu no centro de convenções de Mariana o primeiro Feirão de Estágios e Talentos do município, a proposta partiu da Prefeitura por meio da Secretaria de Diversificação Econômica, Tecnologia e Inovação, que cedeu o espaço do centro de convenções para a realização das atividades.
O feirão ocorreu das 9h até às 17h, com palestra às 18h e contou com as empresas Vale e Samarco para orientar e buscar os jovens que estão no momento de inserção no mercado de trabalho.
As principais vagas eram nos campos das engenharias, administração, recursos humanos, direito e cursos técnicos em mineração, segurança do trabalho, elétrica, mecânica e instrumentação.

Entre os estudantes e participantes, Isabela Silva Ferreira conta que sua experiência no feirão foi positiva, ela é estudante do 8º período de engenharia de minas e passou pelos guichês das empresas com o objetivo de conhecer processos seletivos e mais detalhes sobre as vagas disponíveis.
Eu achei muito legal, achei muito organizado. Eu levantei hoje e vim aqui olhar, porque eu acho que não custa nada a gente ter essa disponibilidade de aproveitar as oportunidades que aparecem. Aí eu vim pra conhecer, gostei muito, elas foram bem claras, deram as orientações necessárias para quem tem realmente o interesse de começar um estágio.
Como funcionou o feirão
A partir das 9h da manhã, os participantes divididos em grupos de seis pessoas, se revezaram nos guichês das mineradoras. Após a realização dos atendimentos, o participante era convidado a conhecer a sala interativa, onde as empresas ofereciam atividades como quizzes e atividades de interação com óculos de realidade aumentada.
Em uma delas, os participantes acompanharam o caminho percorrido pelo minério, desde sua extração no Pará, até sua expedição no porto do Maranhão e, na outra, os participantes puderam visualizar e perceber toda a grandeza de um caminhão fora da estrada.


A iniciativa das empresas
As mineradoras Vale e Samarco tiveram como objetivo no feirão a contratação de moradores e residentes de Mariana e região. Para Sara Esther Trindade,analista de recursos humanos na Samarco, a aproximação entre empresa e comunidade é fundamental. “A nossa expectativa é muito grande, porque é uma forma da gente ter uma proximidade maior com a comunidade. Então é uma forma da gente ter visibilidade também nas nossas vagas de estágio”, contou.
Erika Amaral Diniz, representante da Vale, destacou a importância da participação de estudantes em processos seletivos também como uma forma de aprendizado:
Participar de processos seletivos é sempre uma oportunidade para que os estudantes se aprimorem e estejam bem preparados para outros processos. Mesmo que não tenha uma oportunidade neste momento, eu acho que a oportunidade de conhecer a empresa, de se apresentar, a oportunidade de falar das suas experiências, é, de fato, sempre uma oportunidade para você se preparar para outras vagas.
A mineradora, entretanto, não dispunha de nenhuma vaga de estágio de imediato e os interessados foram inscritos no banco de talentos da mineradora. A previsão de novas contratações é agosto.


