Em meio aos debates sobre a duplicação da BR-356, a Prefeitura de Mariana assinou, na manhã desta quarta-feira (14), um contrato com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (CODEMGE) para iniciar os estudos de concessão do Terminal Rodoviário e do Terminal Turístico da cidade. O ato simbólico aconteceu em frente à rodoviária municipal e marcou o início da parceria dentro do programa Cidade Parceira, do Governo de Minas Gerais.
Segundo a prefeitura, o contrato prevê a estruturação e modelagem do projeto de concessão dos dois espaços, com foco em restauração, modernização, manutenção, gestão e operação dos terminais. A expectativa é que os estudos técnicos sejam concluídos em até 18 meses.
Durante o evento, o Secretário Municipal de Planejamento, Suprimentos e Transparência do Município, Marlon Figueiredo, responsável pela negociação com a CODEMGE, classificou a assinatura como um “marco” para Mariana e afirmou que a proposta busca transformar a rodoviária em um “ativo do município”. Segundo ele, a intenção é que o espaço passe a ser administrado pela iniciativa privada, por meio de futura licitação.
Hoje a rodoviária gera muita despesa. A ideia é transformar isso em um equipamento vivo, funcionando todos os dias, gerando emprego, receita e fortalecendo o turismo
Segundo o modelo apresentado, os custos da estruturação do projeto não serão arcados pela prefeitura, mas pela futura concessionária vencedora da licitação. Devido ao modelo do processo, empresas do município e do Estado podem se inscrever e concorrer para iniciarem a modelagem do projeto.
O diretor da CODEMGE, Gabriel Fajardo, afirmou que Mariana é considerada prioridade pela companhia e pelo Governo de Minas Gerais. Segundo ele, a estatal já atua em projetos semelhantes em cidades como Patos de Minas e Ipatinga, tendo inclusive participado da reestruturação da Rodoviária de Belo Horizonte.
“O Governo do Estado já vem atuando em várias frentes aqui na região, como a concessão da BR-356, que vai trazer ainda mais desenvolvimento para a região e isso cria uma sinergia importante para esse projeto”, declarou o diretor

Duplicação da BR-356 e concessão
A fala ocorreu um dia após críticas feitas durante audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas (ALMG) sobre a duplicação da BR-356 realizada no dia anterior. Moradores de Mariana e Ouro Preto, representantes de comunidades quilombolas e integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens(MAB) questionaram o uso de recursos do acordo de reparação do rompimento da barragem de Fundão para financiar obras rodoviárias.
Os participantes criticaram o fato de parte dos recursos da repactuação do Rio Doce estarem sendo destinados à duplicação da rodovia, argumentando que as intervenções beneficiam principalmente mineradoras que atuam na região, além de provocarem desapropriações e insegurança para moradores atingidos.
Durante o ato simbólico de assinatura da concessão dos Terminais, o prefeito Juliano Duarte relacionou diretamente a futura modernização da rodoviária às obras previstas na BR-356. Segundo ele, o terminal está localizado em uma das áreas “mais nobres e valorizadas” da cidade e deverá ganhar ainda mais importância com a duplicação da rodovia.
“A gente está do lado de uma BR que vai ser duplicada, vai ter um grande investimento e um grande potencial de circulação de pessoas”, afirmou.

O prefeito também declarou que pretende entregar a rodoviária modernizada ainda durante seu mandato, apesar de os estudos técnicos estarem previstos para durar cerca de 18 meses antes da definição da modelagem final e da abertura do processo licitatório.
“A CODEMGE vai fazer todo o estudo desse potencial sem custo para a prefeitura. Em breve, dentro do nosso governo, vamos voltar aqui com esse espaço 100% modernizado”, alegou.
Além do prefeito e de representantes da CODEMGE, participaram do ato vereadores, secretários municipais e integrantes do governo local. O vereador Samuel, de Padre Viegas, afirmou que a situação da rodoviária é uma cobrança frequente da população.
“A comunidade sempre cobra a gente pela situação da rodoviária e tenho certeza que agora vamos trazer o resultado que toda a população espera”, declarou.
Criado pelo Governo de Minas Gerais, o programa Cidade Parceira oferece apoio técnico e operacional para municípios interessados em desenvolver projetos de concessões e parcerias público-privadas (PPPs), com foco em infraestrutura, mobilidade e atração de investimentos.


