Mariana (MG), 18 de junho de 2026 MPJ | Mais Pelo Jornalismo
Publicidade
https://agenciaprimaz.com.br/apidata/imgcache/521bed8dda120165d672d4a8d85ee169.webp

Mariana inicia concessão da Rodoviária e do Terminal Turístico

Prefeitura assina parceria com a CODEMGE para estudos de modernização do terminal rodoviário e turístico, com promessa de concessão, são esperados novos investimentos e reestruturação dos espaços

Prefeito de Mariana, Juliano Duarte, assina documento no Terminal Rodoviario. A iniciativa é uma parceria com a CODEMGE

“Vai ser um dos melhores terminais rodoviários da zona da mata e da região dos inconfidentes”, promete Prefeito Juliano Duarte. - Foto: Joyce Campolina/Agência Primaz

Em meio aos debates sobre a duplicação da BR-356, a Prefeitura de Mariana assinou, na manhã desta quarta-feira (14), um contrato com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (CODEMGE) para iniciar os estudos de concessão do Terminal Rodoviário e do Terminal Turístico da cidade. O ato simbólico aconteceu em frente à rodoviária municipal e marcou o início da parceria dentro do programa Cidade Parceira, do Governo de Minas Gerais.

Segundo a prefeitura, o contrato prevê a estruturação e modelagem do projeto de concessão dos dois espaços, com foco em restauração, modernização, manutenção, gestão e operação dos terminais. A expectativa é que os estudos técnicos sejam concluídos em até 18 meses. 

Durante o evento, o Secretário Municipal de Planejamento, Suprimentos e Transparência do Município, Marlon Figueiredo, responsável pela negociação com a CODEMGE, classificou a assinatura como um “marco” para Mariana e afirmou que a proposta busca transformar a rodoviária em um “ativo do município”. Segundo ele, a intenção é que o espaço passe a ser administrado pela iniciativa privada,  por meio de futura licitação.
 

 

Hoje a rodoviária gera muita despesa. A ideia é transformar isso em um equipamento vivo, funcionando todos os dias, gerando emprego, receita e fortalecendo o turismo

Marlon Figueiredo

 

Segundo o modelo apresentado, os custos da estruturação do projeto não serão arcados pela prefeitura, mas pela futura concessionária vencedora da licitação. Devido ao modelo do processo, empresas do município e do Estado podem se inscrever e concorrer para iniciarem a modelagem do projeto. 

O diretor da CODEMGE, Gabriel Fajardo, afirmou que Mariana é considerada prioridade pela companhia e pelo Governo de Minas Gerais. Segundo ele, a estatal já atua em projetos semelhantes em cidades como Patos de Minas e Ipatinga, tendo inclusive participado da reestruturação da Rodoviária de Belo Horizonte.

“O Governo do Estado já vem atuando em várias frentes aqui na região, como a concessão da BR-356, que vai trazer ainda mais desenvolvimento para a região e isso cria uma sinergia importante para esse projeto”, declarou o diretor
 

Em clima amistoso, Gabriel Fajardo, diretor da CODEMGE e Juliano Duarte celebram acordo. - Foto: Joyce Campolina/Agência Primaz

Duplicação da BR-356 e concessão

A fala ocorreu um dia após críticas feitas durante audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas (ALMG) sobre a duplicação da BR-356 realizada no dia anterior. Moradores de Mariana e Ouro Preto, representantes de comunidades quilombolas e integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens(MAB) questionaram o uso de recursos do acordo de reparação do rompimento da barragem de Fundão para financiar obras rodoviárias.

Os participantes criticaram o fato de parte dos recursos da repactuação do Rio Doce estarem sendo destinados à duplicação da rodovia, argumentando que as intervenções beneficiam principalmente mineradoras que atuam na região, além de provocarem desapropriações e insegurança para moradores atingidos.

Durante o ato simbólico de assinatura da concessão dos Terminais, o prefeito Juliano Duarte relacionou diretamente a futura modernização da rodoviária às obras previstas na BR-356. Segundo ele, o terminal está localizado em uma das áreas “mais nobres e valorizadas” da cidade e deverá ganhar ainda mais importância com a duplicação da rodovia.

“A gente está do lado de uma BR que vai ser duplicada, vai ter um grande investimento e um grande potencial de circulação de pessoas”, afirmou.
 

A assinatura reuniu Secretários e Vereadores do município. - Foto: Joyce Campolina/Agência Primaz

O prefeito também declarou que pretende entregar a rodoviária modernizada ainda durante seu mandato, apesar de os estudos técnicos estarem previstos para durar cerca de 18 meses antes da definição da modelagem final e da abertura do processo licitatório.

“A CODEMGE vai fazer todo o estudo desse potencial sem custo para a prefeitura. Em breve, dentro do nosso governo, vamos voltar aqui com esse espaço 100% modernizado”, alegou.

Além do prefeito e de representantes da CODEMGE, participaram do ato vereadores, secretários municipais e integrantes do governo local. O vereador Samuel, de Padre Viegas, afirmou que a situação da rodoviária é uma cobrança frequente da população.

“A comunidade sempre cobra a gente pela situação da rodoviária e tenho certeza que agora vamos trazer o resultado que toda a população espera”, declarou.

Criado pelo Governo de Minas Gerais, o programa Cidade Parceira oferece apoio técnico e operacional para municípios interessados em desenvolver projetos de concessões e parcerias público-privadas (PPPs), com foco em infraestrutura, mobilidade e atração de investimentos.

 

Publicidade
/apidata/imgcache/e9bd5514f213916015e37de1ab9ceab3.jpeg?banner=postmiddle&when=1781793938&who=345
Compartilhar

Leia também

E se o Brasil tivesse uma trilha sonora, como ela seria? Cultura

E se o Brasil tivesse uma trilha sonora, como ela seria?

Ouro Preto ganha novo festival com atrações gratuitas imperdíveis Festivais

Ouro Preto ganha novo festival com atrações gratuitas imperdíveis

Um terço da arrecadação do SAAE é gasto em caminhões pipa Política

Um terço da arrecadação do SAAE é gasto em caminhões pipa

Publicidade
/apidata/imgcache/344ad284c9449987f546068863030cfc.jpeg?banner=middle&when=1781793938&who=345